«« Voltar
Erros Inatos do Metabolismo: educação orientada e desenvolvimento de ferramentas para disseminação de conhecimento, diagnóstico e capacitação de recursos humanos.
Protocolo do SIGProj:   242995.1276.217913.28072016
De:16/09/2016  à  16/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda BertÃo Scalco
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  As doenças genéticas metabólicas denominadas Erros Inatos do Metabolismo (EIM) atingem pelo menos 1 em cada 800 nascidos vivos e ainda são uma importante causa de mortalidade infantil. Mais de 1000 EIM já foram descritos e muitos deles possuem tratamento se diagnosticados precocemente. A desinformação sobre estas doenças por parte de profissionais da saúde e a falta de laboratórios especializados para diagnóstico refletem negativamente no prognóstico e sobrevida dos indivíduos afetados. Uma das propostas do projeto é oferecer análises bioquímicas especializadas, gratuitamente à comunidade carente do Rio de Janeiro e municípios vizinhos. Um programa de estudo dos EIM e treinamento laboratorial para profissionais e alunos é um passo importante para estimular o conhecimento e atuação nesta área carente de recursos humanos. O projeto visa, então, uma educação orientada para o melhor conhecimento destas doenças através da troca de experiências entre diversos profissionais, realização de cursos e simpósios, estágios supervisionados e treinamento de alunos, além de aumentar o atendimento oferecido à comunidade. O estudo continuado com a inclusão de novas análises possibilitará avaliar a epidemiologia dos EIM no Rio de Janeiro para colaborar com novas políticas públicas de saúde no estado.
Palavras-chave
   doenças metabólicas, saúde, educação
Público-Alvo
  Alunos da UFRJ, Médicos, residentes em medicina e profissionais de laboratório se beneficiarão dos cursos; A comunidade, pacientes de vários hospitais do estado, se beneficiarão das análises bioquímicas especializadas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   labeim@iq.ufrj.br
«« Voltar