«« Voltar
VIII, IX, X e XI Cursos de Férias em Neurociências: VI e VII Cursos de Verão em Neurociências - III e IV Cursos de Inverno em Neurociências
Protocolo do SIGProj:   242956.1276.86166.28072016
De:14/11/2016  à  10/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Alfred Sholl Franco
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IBCCF - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Resumo da Ação de Extensão
  Os Cursos de Férias em Neurociências são oferecidos em janeiro (Curso de Verão), realizado na UFRJ, e em julho (Curso de Inverno), realizado na UFF. Estes cursos tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a popularizar diferentes aspectos das ciências que estudam o sistema nervoso para alunos do ensino médio, professores do ensino básico e o público em geral. Além disso, esta é uma ferramenta complementar para a formação acadêmica de alunos da graduação envolvidos na organização dos cursos, através de atividades práticas em oficinas destinadas ao ensino de neurociências. Incentivamos a inscrição de alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, de forma a auxiliar no preparo de jovens interessados em participar das Olimpíadas de Neurociências em todo o Brasil (atividade vinculada ao Projeto Olimpíada Brasileira de Neurociências). Nos cursos de férias em neurociências, que apresentam duração de 10 horas, são abordados em aulas teóricas e práticas os seguintes conteúdos: neuroanatomia, neurohistologia, neurofisioloiga e clínica neurofuncional.
Palavras-chave
   aprendizagem, ensino, linguagem, doenças neurológicas, neurociências
Público-Alvo
  Os cursos de Férias (Verão e Inverno) tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a complementar a formação acadêmica através de atividades práticas em oficinas destinadas ao ensino de neurociências. Público-Alvo Alunos do ensino médio e professores do ensino básico. Estes cursos são destinados aos interessados em ampliar seus conhecimentos em neurociências, sendo que 50% das vagas são destinadas aos alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, de forma a fomentar as neurociências e auxiliar no preparo de jovens interessados em participar da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (Rio Brain Bee).
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   E-mail: cursos@cienciasecognicao.org portal: www.cienciasecognicao.org
«« Voltar