«« Voltar
Capacitasuas: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Sociassistenciais do SUAS e à Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria - BSM
Protocolo do SIGProj:   242933.1276.126465.24072016
De:01/08/2016  à  30/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Fatima Valeria Ferreira de Souza
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ESS - Escola de Serviço Social
Resumo da Ação de Extensão
  O Curso Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Sociassistenciais do SUAS e à Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria, faz parte do Projeto de Extensão 'A UFRJ no Capacitasuas:´uma proposta de qualificação de técnicos e docentes', vinculado à Escola de Serviço Social. A qualificação profissional, requisito para a prestação de serviços com qualidade em qualquer política, torna-se condição fundamental para a política de assistência social, cuja principal ferramenta é o recurso humano. O SUAS requer para seu funcionamento um corpo técnico qualificado. A centralidade das equipes na oferta dos serviços e benefícios, impõe à gestão do trabalho o desafio da atualização e capacitação em serviço. Neste sentido, em 2012 foi instituído o Programa Nacional de Capacitação do SUAS – CapacitaSUAS. O Capacitasuas faz parte da Política Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) – PNC/SUAS (MDS,2011) e representa o compromisso do Governo Federal, estados e municípios no desenvolvimento da educação permanente para todos os operadores do SUAS. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição integrante da Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (Rede CapacitaSUAS), participou de Edital de Pregão Eletrônico junto à Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh/RJ) e está credenciada para execução de serviços especializados de promoção de cursos de capacitação para dois mil duzentos e cinquenta (2.250) operadores do Sistema Único de Assistência Social do estado do Rio de Janeiro. Nesta etapa serão capacitados 503 gestores e técnicos em 49 municípios.
Palavras-chave
   capacitasuas, assistência social, educação permanente
Público-Alvo
  Gestores e técnicos operadores do Sistema Único de Assistência Social do estado do Rio de Janeiro, atuando nos municípios do estado.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   capacitasuas.ufrj@gmail.com
«« Voltar