«« Voltar
Capacitação para acompanhamento especializado de alunos psicóticos e autistas
Protocolo do SIGProj:   242485.1276.128261.29072016
De:05/09/2016  à  16/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Beatriz Freire
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM PSICÓTICOS E AUTISTAS OBJETIVOS GERAIS Capacitar os profissionais da educação e da rede de saúde mental no acompanhamento da pessoa com transtorno do espectro autista e dos psicóticos ao direito à educação, em sistema educacional inclusivo, garantida a transversalidade da educação. Fornecer subsídios à construção de uma direção de trabalho para professores e educadores junto aos alunos com alguma dificuldade, auxiliando nos impasses surgidos na inclusão escolar e na produção de adaptações nos métodos de ensino, de acordo com as diferenças e necessidades singulares de cada aluno. Capacitar os profissionais da rede de forma a favorecer a construção de uma interface produtiva entre estes profissionais internamente à rede da educação em associação e intercâmbio com a área da saúde. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Complementar, ampliar e aprofundar o conhecimento teórico-prático acerca do autismo e da psicose; Aprofundar a discussão teórico-clínica sobre a inclusão e a escolarização de crianças e jovens autistas e psicóticos; Propiciar ao profissional conhecimento acerca das práticas educacionais inclusivas com o sujeito autista e psicótico; Analisar e refletir acerca das políticas públicas em saúde e educação, em curso, para o sujeito autista e psicótico. ESTRUTURA I - Autismo e Psicose na Psiquiatria e na Psicanálise. A direção de tratamento (3 aulas) II - Interface Saúde e Educação. Construindo a Inclusão: a criança, o jovem, o sujeito autista e psicótico e a educação (4 aulas) III - Políticas Públicas em Saúde Mental e Educação Especial (1 aula)
Palavras-chave
   Espectro autista, psicóticos, inclusão escolar, capacitação, psicanálise
Público-Alvo
  Professores responsáveis por orientação e acompanhamento de alunos com dificuldades da UFRJ, representantes da COAA, funcionários. Professores da rede pública e gestores de Raps, Rede de Atenção Psicossocial e matricioal.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Secretaria da Pós-graduação em Teoria Psicanalítica, no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ou diretamente pelo email: cursocirculando@gmail.com
«« Voltar