«« Voltar
Conservação e uso sustentável da biodiversidade de ecossistemas da Baía da Ilha Grande: integração do conhecimento científico e popular
Protocolo do SIGProj:   242466.1276.76173.29072016
De:01/09/2016  à  01/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Teresa Menezes de Széchy
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IB - Instituto de Biologia
Resumo da Ação de Extensão
  Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, este projeto visa treinar alunos de graduação do curso de Biologia em atividades de ensino e extensão junto a comunidades de Angra dos Reis e Parati, com enfoque na biodiversidade de ecossistemas, problemas ambientais e soluções direcionadas à conservação e ao uso sustentável de recursos naturais. Alunos de graduação da UFRJ terão contato com a realidade das escolas de ensino médio e fundamental da região, para o desenvolvimento de atividades práticas sobre temas nas áreas de Botânica, Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia, elencados pelos professores das escolas em função do interesse dos alunos. Alunos de pós-graduação desenvolverão atividades de educação ambiental junto a comunidades tradicionais. Estas atividades deverão incentivar o trabalho em grupo, a criatividade, a iniciativa e a integração de conhecimentos vindos da academia e das comunidades. Uma das metas é capacitar a população local para monitorar a qualidade ambiental e agir em prol de sua conservação. Cada atividade deverá ser multidisciplinar, montada sob a orientação de docentes, com linha de pesquisa relacionada ao tema a ser trabalhado pelos alunos. Alunos da UFRJ também poderão participar da programação e execução de eventos abertos à comunidade, quando poderão interagir com empresas (Eletronuclear) e órgãos do governo para conservação e proteção ambiental (ESEC Tamoios). Material didático deverá ser produzido pelos alunos e oferecidos às escolas. Todos os alunos e todas as atividades deverão ser avaliados, através de relatório de atividades, constituindo um processo de realimentação de metas e metodologia da proposta.
Palavras-chave
   Baía da Ilha Grande, fauna, flora, recursos naturais, diversidade
Público-Alvo
  Escolas de ensino fundamental e médio, incluindo professores de Ciências/ Biologia e seus alunos, além de membros de comunidades tradicionais da região.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   A divulgação do projeto no âmbito das escolas da região será feita diretamente pelos coordenadores do projeto, com apoio da EsEc Tamoios e da Eletronuclear. Nas atividades abertas à comunidade como um todo, como no evento promovido anualmente pela Eletronuclear, a divulgação deverá ser maximizada através das páginas da EsEc Tamoios e da Eletronuclear, bem como pela distribuição de cartazes e folders em pontos diversos, principalmente junto às comunidades tradicionais da região. A divulgação do projeto no âmbito da UFRJ deverá contar com o apoio da Coordenação de Ensino e da Coordenação de Extensão do Instituto de Biologia, bem como de inclusão em sua página na rede. Os resultados das atividades realizadas pelos alunos deverão ser divulgados semestralmente para o restante dos alunos do curso, em forma de apresentações orais ou outros meios, em eventos marcados pela coordenação do projeto. Após um ano de desenvolvimento do projeto e considerando os resultados obtidos, a divulgação dos mesmos deverá ser feita inicialmente em eventos e depois submetidos à publicação, envolvendo alunos e docentes .
«« Voltar