«« Voltar
Webradio Audioativo.com: informação, entretenimento e cultura através das ondas de rádio digitais (Cópia) 08-07-2016
Protocolo do SIGProj:   242309.1276.125587.13072016
De:16/09/2016  à  16/09/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Gabriel Collares Barbosa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
   A Webradio audioativo.com é um canal que, utilizando a linguagem do rádio e da internet, disponibiliza diariamente programação sobre cultura, entretenimento, notícias, reportagens e entrevistas. Atualmente são quatro programas. Há periodicidade e os mesmos contam com a participação de bolsistas e voluntários em todas as fases de produção - desde a proposição de pautas, passando pela execução (que envolve roteiro, apuração, captação de sonoras e gravação do texto base) à edição e postagem dos conteúdos na plataforma de uma webradio que trabalha com software livre (wordpress). Importante frisar que a página é hospedada e conta com o apoio técnico-logístico do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. Por se tratar de um projeto já existente, embora sem bolsistas PIBEX - até o momento, evidencia-se através da proposta e dos conteúdos já veiculados na webradio o caráter extensionista. Pela medição dos acessos, além dos comentários e postagens no site da webradio, conseguimos atender ao anseio da comunidade acadêmica que encontra nesse portal uma equipe que pode oferecer o ferramental técnico e tecnológico para que as propostas sejam roteirizadas e executadas. Os programas apresentam conteúdo apurado pelos alunos de Jornalismo, com ênfase na prestação de serviço. Um dos programas, intitulado 'pesquisa ativa', realiza entrevistas com professores e bolsistas de iniciação científica. Uma das contribuições da webradio, que hoje conta com 15 mil acessos , é possibilitar ao público externo se inteirar do que é discutido na universidade e que, por razões mercadológicas, acaba ficando fora da pauta de cobertura da grande imprensa.
Palavras-chave
   comunicação, webradio, podcast, radiojornalismo, jornalismo digital
Público-Alvo
   Público interno da instituição, tal qual discentes, técnico-administrativos, prestadores de serviço e docentes. Produção dedicada ao público geral. Também inclui ações para públicos específicos, como por exemplo projetos de acessibilidade.
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar