«« Voltar
'VEM PRO IF' e 'I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRS - CAMPUS VACARIA'
Protocolo do SIGProj:   242052.1344.238582.11092017
De:26/09/2017  à  30/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Rosemeri Barreto Argenta
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Vacaria - Câmpus Vacaria - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O evento 'VEM PRO IF' e 'I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRS - CAMPUS VACARIA' surgiu da necessidade da interlocução do Campus com a comunidade escolar da Região dos Campos de Cima da Serra, que desconhece as possibilidades de educação profissional e proposta de trabalho desenvolvidas no IFRS. Este evento tem como objetivo geral possibilitar a comunidade escolar pública e privada e comunidade em geral o amplo conhecimento do processo de construção de saberes teórico-práticos em todos os níveis educacionais ofertados pelo Campus, auxiliando na definição de projetos de vida que incluam a educação profissional. Serão apresentados os cursos oferecidos, as unidades de produção, a assistência estudantil, formas de ingresso e projetos desenvolvidos(ensino-pesquisa-extensão). De outro lado, os estudantes serão motivados a expor e valorizar o curso em que estudam.O público em geral aproveitará para se aprofundar no contato com as qualificações profissionais ofertadas pela instituição. O programa será desenvolvido na perspectiva da aprendizagem social, como um dos instrumentos potencializadores de transformação das múltiplas relações político-sociais e institucionais impostas historicamente na gestão e execução das políticas sociais públicas, dentre as quais a educação. As mudanças verificadas, estão ainda fortemente influenciadas por uma cultura autoritária, privatista e elitista, que se coloca como um dos principais obstáculos a se suplantar para a conseqüente democratização e universalização da Educação. A aprendizagem social pode ser um instrumento e/ou mediação, de caráter pedagógico, que aponta para a ruptura das maneiras habituais de pensar e agir, potencializando transformações através do conhecimento formal e informal.
Palavras-chave
   Direito à Educação, Profissionalização, Aprendizagem social.
Público-Alvo
  Estudantes e professores da rede pública e privada municipal e estadual e comunidade em geral de Vacaria e Região dos Campos de Cima da Serra.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Tecnologia e Trabalho; 23ª CRE; Empresas privadas, ONG's, OSCIP's, rede de comunicação, etc.
«« Voltar