«« Voltar
Museu Chryso Fontes: recuperando a história do acervo museológico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   241590.1276.133636.28072016
De:16/09/2016  à  16/09/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Patrícia de Andrade Risso
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FO - Faculdade de Odontologia
Resumo da Ação de Extensão
  A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ) é o primeiro curso a oferecer o ensino da Odontologia no país. O Museu Chryso Fontes, desta forma, conta e preserva a memória não só da FOUFRJ, mas em parte a Odontologia no Brasil. Assim, o objetivo deste projeto é recuperar a memória da FOUFRJ por meio da reativação do Museu Chryso Fontes, que se encontra desarticulado por motivos administrativos e de falta de espaço para a adequada alocação do acervo. Neste sentido destacam-se três ações principais: (1) O diagnóstico do estado de conservação do material do acervo; (2) o desenvolvimento de um Plano Museológico que considerando o passado do Museu possa estabelecer as metas atuais e futuras, devolvendo o Museu ao convívio diário da Instituição e da Sociedade e (3) Promover ações de divulgação da importância do acervo museológico da FOUFRJ no contexto histórico da Odontologia brasileira. A recuperação do Museu Chryso Fontes está pautada na interface do ensino, da pesquisa e da extensão como modelo para o desenvolvimento cientifico e social. Inicialmente, as ações são de catalogação, reestruturação e desenvolvimento, mas também serão desenvolvidas ações de divulgação do acervo e de sua história. O corpo social da UFRJ foi incluído no público-alvo com objetivo de sensibilizar para a importância da preservação do nosso patrimônio e identidade. O projeto conta com o apoio da FAPERJ (Processo: E-26/010.0000032/2016).
Palavras-chave
   acervo museológico, Odontologia, história
Público-Alvo
  Sociedade em geral, grupos comunitários, cirurgiões-dentistas, e o público interno da Universidade (graduandos em odontologia e demais áreas relacionadas e de interesse; pós-graduandos e demais servidores).
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   risso.p.a@gmail.com.br
«« Voltar