«« Voltar
Fundão Biologia na fronteira da diferença
Protocolo do SIGProj:   241346.1276.248066.05072016
De:01/09/2016  à  30/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Projeto Fundão Biologia – UFRJ nas fronteiras da diferença se insere nas atividades extensão do Projeto Fundão/Biologia-UFRJ, atuante na formação de professores de Ciências e Biologia desde 1983. Tal proposta visa criar um espaço de coalização aberta entre diversos atores sociais envolvidos com as temáticas da diferença a fim contribuir na formação de professores de Ciências e Biologia, a partir de diferentes linguagens, plataformas e modos políticos de atuar, promovendo de intercâmbios entre universidade, escolas, professores, estudantes e movimentos sociais. Para tanto, o projeto prevê três conjuntos de ações. Uma primeira prevê a organização de oficinas sobre educação e diferença para alunos e/ou professores da educação básica da da rede pública do Rio de Janeiro. Essa ação se configura também pela produção das oficinas como materiais didáticos sobre as temáticas, a serem socializados junto às escolas bem como incorporados ao acervo histórico do Projeto Fundão-Biologia. Uma segunda ação concentra-se na organização Encontros do Projeto Fundão envolvendo encontros com formatos diversos, desde mesas-redondas, palestras e conferências, que promovam a interlocução entre universidade, ativismos das minorias e movimentos sociais, criando um espaço de fronteira para outros corpos, outras vozes e outros modos de enunciação na formação de professores de Ciências e Biologia. Por fim, dentro desses encontros, dois encontros são reservados para produção do CineBio, envolvendo as temáticas do projeto, visando, sobretudo, a interlocução com produtores visuais e artísticos minoritários a fim de produzir relações diferenciais na formação dos licenciandos da Biologia e na comunidade em geral interessada.
Palavras-chave
   Ensino de Ciências, formação de professores, currículo, diferença
Público-Alvo
  Professores das escolas de Ensino Básico do Estado do Rio de Janeiro, especialmente aqueles que já procuram as atividades oferecidas pelo Projeto Fundão/Biologia; Licenciandos do Instituto de Biologia da UFRJ; Licenciandos da Faculdade de Educação da UFRJ e de outras graduações interessados nas temáticas da diversidade e diferença, especialmente licenciaturas; Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das Escolas do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (coordenador) Email: t.ranniery@gmail.com/ projetofundaobiologia@gmail.com Cel: 96991-8176 Página FACEBOOK Projeto Fundão Biologia
«« Voltar