«« Voltar
Reflexões sobre a avaliação do texto escolar: teorias, práticas e saberes docentes
Protocolo do SIGProj:   240976.1276.192419.27072016
De:26/09/2016  à  21/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de curso resulta de um conjunto de ações realizadas em ligação direta com o Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa - GRAFE, dos quais se destacam projetos de pesquisa sobre saberes docentes para o ensino da escrita coordenados por Marcelo Macedo Corrêa e Castro, com a colaboração de Adriana d´Albrieux de Carvalho, Isa Martins, Alessandra Fontes. O curso tem como objetivos atualizar e ampliar conhecimentos sobre as teorias acadêmicas e a prática docente, no que diz respeito ao ensino de escrita e à avaliação de textos produzidos em contexto escolar da Educação Básica, além de propor uma discussão sobre critérios de avaliação que tenham como consequência uma prática condizente com a realidade social e cognitiva dos estudantes de língua portuguesa, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de sua capacidade linguística. Os encontros PRESENCIAIS, mediados por um membro do grupo, promoverão a interlocução entre o discurso acadêmico acerca do ensino de escrita e as práticas e saberes docentes a ele relacionadas, provenientes da Educação Básica. Os alunos terão a oportunidade de conhecer as teorias acadêmicas mais atuais sobre os mecanismos de avaliação de textos produzidos na escola, transformando-as em práticas docentes conscientes do papel dialógico que caracteriza qualquer atividade mediada pela linguagem.
Palavras-chave
   Ensino da escrita, Produção textual, Avaliação
Público-Alvo
  Formandos em Letras e professores de Língua Portuguesa da Educação Básica.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Marcelo Macedo Corrêa e Castro marcelocorreaecastro@gmail.com
«« Voltar