«« Voltar
Pontes Linguísticas: um caminho possível (Módulo 2)
Protocolo do SIGProj:   240955.1276.236966.11072016
De:02/09/2016  à  02/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto pretende oferecer oficinas sobre linguística a professores de escolas de nível fundamental. O objetivo dessas oficinas é possibilitar um fórum de discussão sobre o que caracteriza uma língua e suas relações com aquisição, alfabetização e letramento. Acreditamos que a partir de discussões entre os professores sobre estes temas poderemos ampliar a conscientização sobre questões importantes de política linguística. Nosso foco será no primeiro segmento do ensino fundamental. A maioria dos professores do primeiro segmento possui formação em pedagogia. Normalmente, essa formação não se aprofunda em questões linguísticas que são fundamentais quando os professores estão lidando com alunos que tem uma primeira língua diferente do Português na variante culta. Assim, muitos professores têm dificuldade de lidar com a variedade linguística encontrada em sala de aula. O objetivo é trabalhar com os professores maneiras de incluir uma visão mais abrangente sobre estes temas co-construindo conhecimento e pensando estratégias para a sala de aula.
Palavras-chave
   Níveis da Língua, Aquisição, Letramento, Linguística, Educação
Público-Alvo
  O módulo II apesar de ser continuidade do módulo I pode também ser cursado independentemente. Dessa forma, esperamos novas inscrições de professores das diferentes esferas públicas, bem como da iniciativa privada. Esperamos também que haja interesse de alunos da graduação em formação docente. O número total de participantes é de 50 pessoas e será remanejado conforme demanda real.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   extensao@letras.ufrj.br
«« Voltar