«« Voltar
Bases teóricas e práticas pedagógicas para a inclusão escolar
Protocolo do SIGProj:   240832.1135.14281.18072016
De:06/08/2016  à  24/06/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Eliane Aparecida Miqueletti
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FACALE - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
Unidade de Origem
  L.L. - Licenciatura em Letras com Habilitação Português/Literatura
Resumo da Ação de Extensão
  A concepção de uma sociedade inclusiva envolve o reconhecimento e a valorização da diversidade e, dentro disso, a garantia das condições de participação de todos, dentro de suas particularidades. A temática da inclusão, principalmente no que se refere ao âmbito escolar, tem se destacado nas discussões universitárias, como percebemos no crescimento de trabalho nos eventos em geral e em seminários específicos. No entanto, ainda é latente a reclamação sobre a insuficiência de esclarecimentos sobre o “como” realizar práticas para que isso efetivamente ocorra. Configura-se, dessa forma, demanda por formação continuada sobre como tratar essas questões no contexto escolar. Nesse sentido, este curso tem como objetivo precípuo realizar reflexões teóricas e pensar práticas inclusivas. A proposta busca construir um diálogo entre professores universitários e professores da educação básica sobre as diversas manifestações de exclusão escolar – no campo do discurso, das ações interpessoais mais diretas – e sobre propostas de inclusão. Para isso, a proposta, de caráter interdisciplinar, inclui professores universitários da área de História, da Pedagogia e da Letras que auxiliarão na execução de encontros de estudo com os professores da educação básica de uma escola pública de Dourados, constituindo uma opção de formação continuada para os docentes por meio de encontros a serem realizados no espaço escolar. Esperamos que a proposta possa contribuir na melhoria das práticas dos educadores no que se refere à inclusão contribuindo para a diminuição de preconceitos no âmbito escolar.
Palavras-chave
   Educação inclusiva, discursos intolerantes, práticas pedagógicas.
Público-Alvo
  O público-alvo principal são os professores e outros funcionários da escola Estadual Professor Alício Araújo. Alunos da graduação e da pós-graduação envolvidos na execução não deixam de constituir público por também estarem aprendendo sobre o ambiente do qual atuaram quando professores da rede básica de ensino.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação será realizada pelo contato direto entre a equipe de coordenação do projeto e a direção, coordenação e educadores da escola.
«« Voltar