«« Voltar
Introdução à Ilustração Científica: do grafite à digitalização
Protocolo do SIGProj:   240507.1276.161982.29072016
De:30/09/2016  à  14/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Luciana Witovisk Gussella
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  FCC - Forum de Ciência e Cultura
Unidade de Origem
  MN - Museu Nacional
Resumo da Ação de Extensão
  O Curso 'Introdução à Ilustração Científica: do grafite à digitalização', de 40h, a ser ministrado de 11 de outubro a 14 de dezembro no Museu Nacional, é uma nova edição dos cursos de extensão 'Introdução à Ilustração Científica, do grafite ao desenho digital', ministradas em 3 versões nos anos de 2012 e 2013. Trata-se de um curso presencial, onde serão trabalhadas as técnicas de ilustração em grafite, nanquim e digitalização para a confecção de imagens de boa qualidade. Aos participantes não é necessário conhecimento prévio em desenho, o curso é gratuito, aberto ao público e visa divulgar a Ciência e popularizar a Ilustração Científica, uma área geralmente elitizada e carente de profissionais. Trata-se de uma oportunidade para trazer membros da sociedade, que se interessem por Ciência e desenho, para a Universidade e favorecer a convivência com participantes internos à IES. Pelas experiências pretéritas, aos participantes externos, é um mundo novo que se abre, tanto pelas habilidades desenvolvidas, quanto pela oportunidade de conhecer um pouco a realidade da pesquisa através dos materiais ilustrados, pois cada tipo de material (plantas, animais, artefatos arqueológicos, fósseis, etc.) é submetido a um estudo diferente, relacionado sempre às necessidades acadêmicas. Além disso, o curso favorece o aprimoramento da observação, disciplina, paciência e detalhismo, necessários tanto à ilustração como a qualquer atividade intelectual. Ao final, será realizada uma Mostra, evidenciando o progresso individual dos participantes; além disso, pretende-se fazer um registro digital de ilustrações e relatos das experiências, visando a divulgação deste trabalho em página da internet.
Palavras-chave
   Curso de extensão, Ilustração Científica, Desenho de observação, Divulgação Científica
Público-Alvo
  Qualquer pessoa interessada em desenho de observação, de qualquer faixa etária e grau de escolaridade, a partir dos 16 anos. Das 20 vagas, 7 serão destinadas à membros da UFRJ e 13 à comunidade externa.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Profª Drª Luciana Witovisk Gussella Setor de Paleobotânica, Departamento de Geologia e Paleontologia, Museu Nacional, UFRJ. e-mail: luwitovisk@gmail.com
«« Voltar