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Mediação escolar: da teoria à prática
Protocolo do SIGProj:   240487.1276.125009.28072016
De:10/09/2016  à  07/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Jane Correa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Muitos são os obstáculos encontrados pelos mediadores em sua atividade. Apesar das limitações impostas pelas formas tradicionais de organização da rotina escolar, a mediação é fundamental à educação inclusiva. Sendo assim, o curso de extensão “Mediação escolar: da teoria à prática” tem como objetivo partir de pressupostos teóricos sobre o campo para refletir sobre o dia a dia do mediador. O curso será voltado a graduandos e profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia e áreas afins. As discussões serão propostas em três módulos. No primeiro módulo, serão apresentados o histórico e os desafios da atividade de mediação escolar, considerando políticas e regulamentos que permitiram a gradativa busca pela inclusão escolar. O segundo módulo será dedicado ao estudo do desenvolvimento cognitivo e suas implicações na aprendizagem, contemplando aspectos afetivo-emocionais. Será abordado, ainda, como se apresentam os transtornos na infância, enfocando especificamente o Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Deficiência Intelectual. Por fim, no terceiro módulo, será abordada a prática da mediação escolar, começando com a discussão acerca da adaptação de materiais em sala de aula. Posteriormente, a turma se dividirá em grupos para elaborar propostas de mediação para casos específicos. Esta última etapa contará com orientação dos grupos e será concluída com a elaboração de um estudo de caso por escrito. Este caminho de construção do conhecimento acerca da mediação busca proporcionar embasamento teórico que permita aos participantes propor ações educativas voltadas à singularidade de cada criança que necessita da atuação do mediador.
Palavras-chave
   Mediação escolar, educação inclusiva, aprendizagem
Público-Alvo
  O curso é destinado aos graduandos e profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia e áreas afins.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Email: mediaçãoescolarufrj@gmail.com
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