«« Voltar
A avaliação no processo de ensino e aprendizagem: saberes e práticas
Protocolo do SIGProj:   240430.1264.221592.29062016
De:15/08/2016  à  30/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Israel Mendes da Silva
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  BTV - Boituva
Resumo da Ação de Extensão
  A partir do final da década de 1960 e, no caso do Brasil, mais particularmente a partir das reformas pedagógica e curriculares da década de 1990, repensar os processos avaliativos em sala de aula tem sido um tema debatido recorrentemente. Mesmo assim, ainda surgem, no contexto escolar, dúvidas de como lidar com turmas heterogêneas, na busca de se apreender os caminhos para uma efetiva aprendizagem dos estudantes. Torna-se necessário, nesse contexto, situar a importância das práticas avaliativas em sala de aula, resinificando os papéis do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, por meio desse curso, pretende-se tanto repensar os processos e técnicas avaliativas utilizadas em sala de aula como também analisar e desenvolver estratégias didáticas e propostas avaliativas que propiciem aos estudantes uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave
   Avaliação da aprendizagem, avaliação formativa, autoavaliação, critérios de avaliaçã
Público-Alvo
  Professores do Ensino Fundamental e Médio e estudantes que cursam o último ano de licenciatura.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar