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Saberes Indígenas na Escola
Protocolo do SIGProj:   239926.1138.58716.26062016
De:01/08/2016  à  30/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Odair Giraldin
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUPN - Campus de Porto Nacional
Unidade de Origem
  HIST - HISTÓRIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  A ação ‘Saberes Indígenas na Escola’, uma ação em rede organizada pela SECADI, coordenada pelo Núcleo Geral na UFG em composição com os Núcleos Adjuntos (UFG, UFT, UFMA), atenderá neste plano de trabalho os seguintes povos indígenas, assim discriminados: Karajá, Tapirapé, Javaé, Xambioá, Apinajé, Krahô, Xerente, Guajajara, Gavião/Pyrhcop catiji, Krĩkati e Canela (Ràmkôkamekra e Apãnjekrá). Porém as ações do Núcleo UFT serão realizadas em parceria com a UFMA visando atender apenas os povos do Território Etnoeducacional Timbira, a saber: Apinajé e Krahô (no Tocantins) e Krĩkari, Gavião/Pyrhcop catiji, Ràmkôkamekra e Apãnjekra (No Maranhão). Em suas diretrizes, essa ação visa promover a formação continuada de professores indígenas, que priorize a alfabetização em língua materna, considerando a realidade sociolinguística dos povos indígenas atendidos, a partir dos seguintes eixos: a) Letramento em Língua Indígena; b) Letramento em Língua Portuguesa como língua materna; c) Letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e d) Conhecimentos indígenas e artes verbais.
Palavras-chave
   indígenas, formação, cultura, saberes, conhecimentos
Público-Alvo
  Professores indígenas do ensino fundamental.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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