«« Voltar
INVESTIGANDO A QUALIFICAÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DOS ALUNOS DO IFRS
Protocolo do SIGProj:   238700.1294.199401.14082016
De:15/09/2016  à  15/08/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Helen Rodrigues Cardoso
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Restinga - Câmpus Restinga - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa INVESTIGANDO A QUALIFICAÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DOS ALUNOS DO IFRS tem como OBJETIVO GERAL analisar os índices de permanência e aproveitamento dos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do IFRS, comparando índices de matrícula, evasão e repetência. Também se propõe a conhecer e analisar as estratégias de qualificação da permanência e redução das desigualdades educacionais dos alunos dos primeiros anos nos diferentes campus. Para tanto, propõe uma pesquisa quanti-qualitativa, com investigação bibliográfica e documental. Através da investigação bibliográfica pretende verificar quais referenciais teóricos estão apoiando as estratégias de qualificação do processo pedagógico no ensino médio. Tem por base a teoria sociológica de Basil Bernstein.
Palavras-chave
   Ensino Médio, Ensino e Aprendizagem, Desigualdades educacionais, Basil Bernstein
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar