«« Voltar
Promoção da saúde do trabalhador através da dança: um caminho para uma vida saudável
Protocolo do SIGProj:   237543.1248.258120.15052016
De:19/07/2016  à  16/09/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Suelen dos Santos Saraiva
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CFL - Campus Florianópolis
Unidade de Origem
  DASS - Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços
Resumo da Ação de Extensão
  O Direito Ambiental do Trabalho foi inserido no artigo 196 da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, que trata da saúde como direito de todos e estabelece o dever do Estado de garanti-lo por meio de políticas voltadas para a redução do risco de adoecimento no ambiente de trabalho, bem como pelo acesso universal e igualitário a ações e serviços para a promoção, prevenção e recuperação da saúde do trabalhador. Neste caso a demanda quanto a necessidade de realizar a ação de promoção da saúde com os trabalhadores, foi apesentada aos docentes que integram o Grupo de Pesquisa de Epidemiologia e Promoção da Saúde - GEPRO, pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional do campus a partir dos dados levantados nos relatórios realizados pelo SIASS- Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, que apontou a prevalência dos transtornos mentais como principais adoecimentos que acometem os servidores. As ações abordadas no projeto buscam o despertar de hábitos saudáveis e a reflexão dos trabalhadores acerca da sua prática profissional. O curso Técnico em Enfermagem do IFSC tem inserido em seu Projeto Pedagógico a proposta de promover a qualidade de vida, com vista à melhoria da saúde em todas as etapas do processo de viver humano, assim como prevenir riscos de doenças prevalentes e atender as necessidades de saúde da população, somando esforços com instituições de educação e de saúde, contribuindo para o conhecimento científico sobre a prevenção de doenças ocasionadas pelo ambiente de trabalho.
Palavras-chave
   PROMOÇÃO DA SAÚDE, SAÚDE DO TRABALHADOR, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM
Público-Alvo
  O Público alvo serão os trabalhadores da comunidade e do próprio IFSC, que demonstrarem interesse em participar das oficinas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Serão elaborados cartazes e folders que serão colados nas empresas próximas ao campus e no próprio campus, convidando os trabalhadores para as atividades. Serão realizados convites pessoalmente nestes locais. E serão enviados materiais de divulgação para o email dos setores de comunicação das empresas e dos servidores do IFSC.
«« Voltar