«« Voltar
PRACTICA: APRENDIZAGEM CLÍNICA EM ENFERMARIAS DE PROPEDÊUTICA DO HULW ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   236898.1178.9964.26072016
De:23/08/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Rilva Lopes de Sousa Muñoz
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CCM - Centro de Ciências Médicas
Unidade de Origem
  DMI - Departamento de Medicina Interna
Resumo da Ação de Extensão
  Introdução: O presente estágio será realizado nas enfermarias de clínica médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), com acompanhamento dos pacientes internados, possibilitando ao aluno melhor familiarização com um importante cenário de práticas. A proposta pedagógica deste projeto é a aplicação da metodologia da problematização no desenvolvimento do raciocínio clínico do estudante de medicina na enfermaria de propedêutica do HULW. Objetivo: Obtenção de experiência clínica adequada pelo estudante de medicina na sua fase clínica com a prática generalista de acompanhamento de pacientes na enfermaria, fornecendo-lhe condições de desenvolver habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais. Metodologia: O modelo pedagógico será a aprendizagem clínica prática baseada na metodologia da problematização aplicada à orientação do aluno estagiário. As fases do acompanhamento de cada paciente serão fundamentadas no Método do Arco: apresentação e discussão da anamnese e exame físico; elaboração do problema; identificação das lacunas de conhecimento e dificuldades de habilidades do aluno; busca de informações; desenvolvimento do raciocínio clínico; rediscussão do caso à luz das informações obtidas com pesquisa bibliográfica. O aluno fará visitas diárias aos pacientes acompanhados na enfermaria com realização de evolução clínica no formulário de registros clínicos, visitas semanais com a orientadora para discussão dos problemas do paciente e sua evolução, após ter percorrido todas as fases do Método do Arco, iniciado na semana anterior.
Palavras-chave
   Ensino Médico, Aprendizado Baseado em Experiência, Internação Hospitalar
Público-Alvo
  Estudantes de graduação em Medicina integrantes da Liga Acadêmica de Clínica Médica (Laclimed), vinculada ao Conselho de Ligas Acadêmicas (Coligas) do Centro Acadêmico de Medicina Napoleão Laureano (Canal).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Laclimed
«« Voltar