«« Voltar
A importância do gerenciamento dos resíduos sólidos na Construção Civil
Protocolo do SIGProj:   236687.1248.244824.15052016
De:18/07/2016  à  16/09/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cleidson Rosa Alves
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCR - Campus Criciúma
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto surge para atender uma demanda da comunidade técnica da Construção Civil que vem sofrendo para se adequar as novas exigências quanto ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil que foi implantado através da Lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), porém somente no de 2015 começou a ser cobrada em projetos de edificações. Os profissionais precisam verificar quais resíduos sólidos serão gerados durante a construção da edificação e qual será o destino correto para cada classe de resíduo. Porem estas informações são desconhecidas pela maioria dos profissionais da área, logo pretende-se com este projeto envolver os alunos do Curso técnico em Edificações, a comunidade associada ao CREA-SC e ASCEA (regional), juntamente com uma Empresa (parceiro demandante), responsável pelo destino final dos resíduos e a Prefeitura Municipal de Criciúma-SC, afim de qualificar e expor as possíveis soluções ou formas de agir de acordo com a legislação deste tema. Além disto o Curso Técnico em Edificações, gera resíduos em suas aulas práticas, e desta forma o parceiro demandante poderá expor novas alternativas para a utilização e destinação correta destes resíduos.
Palavras-chave
   Resíduos, Construção Civil, Meio-ambiente
Público-Alvo
  Alunos do Curso técnico em Edificações Noturno (Subsequente 3); Alunos do Curso técnico em Edificações Integrado (Edi7 e Edi8 ); ASCEA: Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Agrônomos Professores do Curso técnico em Edificações das Aulas de Práticas Construtivas; 3R Reciclagem de Resíduos da Construção Civil Prefeitura Municipal de Criciúma
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Serão contatados a associação de Engenheiros e Arquitetos do Sul Catarinense, sindicados da construção civil da região, CREA, entidades públicas (prefeituras) para divulgação do projeto de extensão, para proceder com a divulgação das atividades propostas no projeto. As entidades (públicas ou não), podem encaminhar seus demandantes para o projeto após a divulgação do cronograma de ações de extensão.
«« Voltar