«« Voltar
Ensino de Física em Livros Didáticos
Protocolo do SIGProj:   236543.1136.7132.18062016
De:01/08/2016  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Sérgio Choiti Yamazaki
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Física - Coordenação do Curso de Física
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa objetiva analisar a estrutura e a dinâmica de ensino adotadas por livros didáticos de Física de Ensino Médio, utilizando como metodologia a praxeologia de Yves Chevallard. Os resultados desta investigação serão contrapostos com aqueles encontrados na literatura da área de 'ensino de', que se relacionam a concepções e ações comumente adotadas por professores, para que sejam contextualizados e compreendidos no cenário atual. Além disso, esperamos refletir sobre questões didático-pedagógicas apontando para formação do aluno da Educação Básica através da leitura e estudo dos livros analisados, procurando verificar se ela se aproxima ou se distancia das sugestões dos pesquisadores e dos documentos elaborados pelo Ministério da Educação para o Ensino Básico (PCN) e se são congruentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores. Temos como perspectiva sugerir a elaboração de materiais instrucionais para o ensino de Física que, dependendo dos resultados desta pesquisa, poderão ser suplementares aos livros analisados, ou propostas didáticas inovadoras.
Palavras-chave
   livro didático, ensino e aprendizagem, didática da física
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
«« Voltar