«« Voltar
CONCEPÇÕES DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Protocolo do SIGProj:   234319.1136.1927.18082016
De:01/09/2016  à  31/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Débora de Barros Silveira
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais são as concepções de criança e de educação infantil das e dos discentes matriculadas/os no primeiro ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMS da Unidade Universitária de Dourados - MS. Investigar essas compreensões é relevante, pois acreditamos que elas influenciam a maneira como estas futuras profissionais da educação irão planejar e organizar as práticas pedagógicas que envolvem o cuidado e a educação das crianças de 0 a 5 anos de idade nas instituições de educação coletiva. As participantes desse estudo serão as e os discentes que ingressarão no primeiro ano do curso em 2017 e em 2018, e que, após serem consultadas/os, aceitarem colaborar com a pesquisa. A coleta de dados será realizada por meio de questionários, no qual além de questões objetivas e dissertativas, utilizaremos a técnica de ‘associação livre’ a partir da expressão ‘educação infantil’. Investigar quais são as concepções de criança e de educação infantil das/dos discentes ingressantes é necessário, pois faz parte de algumas ementas de disciplinas do curso o estudo destes conceitos e talvez seja preciso repensar algumas ideias calcadas no senso comum para construir e ou fortalecer concepções e conhecimentos que sejam adequados para a formação acadêmica de futuras/os profissionais da educação, que poderão atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave
   Educação infantil, criança, formação inicial de professores.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar