«« Voltar
Pró-Saúde Anna Nery: Qualidade de Vida Mental e Física (Cópia) 20-03-2016
Protocolo do SIGProj:   229525.1554.230428.21112017
De:13/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Deyse Conceição Santoro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Resumo da Ação de Extensão
  As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 20% de todas as mortes em indivíduos acima de 30 anos. Segundo o Ministério da Saúde, ocorreram 962.931 mortes em indivíduos com mais de 30 anos no ano 2014. O projeto intitulado “Pró-Saúde Anna Nery: Qualidade de Vida Mental e Física”. O objetivo deste projeto de extensão é desenvolver e implementar ações educativas e culturais de caráter preventivo e proativo para melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade do Município do Rio de Janeiro. Operacionalização: A iniciativa consiste em oferecer encontros nos quais estaremos desenvolvendo palestras educativas à saúde, utilizando recursos lúdicos-estéticos de cultura e lazer (teatro, dança, literatura, entre outras) por meio de atividades práticas orientadas, a fim de prevenir/controlar doenças cardiovasculares, como hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmias entre outras complicações em pessoas de todas as idades, ao mesmo tempo em que será possível promover acompanhamento das condições cardiovasculares e qualidade de vida dos participantes. Os encontros serão quinzenais, sendo um total de 6 encontros por grupo de participantes. Portanto, a cada 6 meses estaremos atendendo um novo grupo de participantes. O desenvolvimento do projeto conta com minha atuação permanente e a participação de 8 acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde, além de convidados, de acordo com a temática a ser desenvolvida. Ao final da participação de cada grupo será realizado um novo levantamento de dados que pode apontar o impacto das atividades sobre as condições cardiovasculares e qualidade de vida dos participantes.
Palavras-chave
   saúde cardiovascular, qualidade de vida, ação educativa, educação à saúde, saúde física e mental
Público-Alvo
  O projeto se destina a atender jovens, adultos e idosos de qualquer área do município do Rio de Janeiro. Para tal, escolhemos duas áreas centrais de fácil acesso e pretendemos divulgar amplamente por meio de mídia social. Estimamos um público-alvo de pelo menos 200 participantes no total.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Professora Dra Deyse Conceição Santoro - Professora Associado Escola de Enfermagem Anna nery/UFRJ email: deysesantoro@yahoo.com.br Cel 995804274
«« Voltar