«« Voltar
Análise de textos e discursos em situação de trabalho educacional
Protocolo do SIGProj:   229370.1135.18860.12042016
De:18/04/2016  à  20/04/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Adair Vieira Gonçalves
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FACALE - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
Unidade de Origem
  L.I. - Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/Inglês
Resumo da Ação de Extensão
  Este curso tem por objetivo apresentar as concepções teóricas que embasam a análise de textos e discursos em situação de trabalho educacional, apresentando, também, atividades práticas de análise. Para tanto, abordaremos, primeiramente, o referencial teórico de base, partindo do interacionismo sociodiscursivo até os estudos sobre o trabalho e, mais especificamente, sobre o trabalho do professor. Em seguida, discutiremos questões metodológicas que envolvem a coleta de dados em situações de trabalho educacional, procurando refletir sobre as contribuições que os diferentes textos podem trazer para a compreensão do trabalho do professor. Finalmente, faremos atividades práticas de análise de textos coletados em situação de trabalho educacional, procurando discutir categorias para analisar o agir do professor representado nos textos.
Palavras-chave
   análise de textos e discursos, trabalho docente
Público-Alvo
  Alunos de graduação e de pós-graduação e professores da Educação Básica do município de Dourados, MS.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   pelo e-mail aos interessados no curso. Também com a ida á Secretaria Municipal de Educação, Semed, para divulgar entre docentes da Educação Básica.
«« Voltar