«« Voltar
A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEMS: índices e causas
Protocolo do SIGProj:   229348.1136.114251.05042016
De:01/05/2016  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Aparecida Silva Cruz
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Matemática - Coordenação do Curso de Matemática
Resumo da Ação de Extensão
   O objetivo dessa pesquisa é Investigar os índices e causas da evasão discente no curso de Licenciatura em Matemática da UEMS – Campus de Dourados. Nosso interesse por esse estudo surgiu a partir de resultados obtidos em um estudo realizado anteriormente sobre os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEMS – Dourados/MS. Um fator que nos chamou muito a atenção foi o alto índice de evasão. Importante ressaltar que o objetivo principal de um Curso de Licenciatura Plena em Matemática é de formar professores para atuarem nas modalidades de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3º ano). No entanto, dados do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira-INEP/MEC (BRASIL, 2003) mostram que esse objetivo não tem sido cumprido de forma plena, uma vez que o número de egressos dos cursos de Licenciaturas, em algumas áreas, tem sido muito pequeno em todo o País. Outro aspecto que tem nos chamado a atenção é o fato de que nos últimos anos o número de evadidos no primeiro ano tem aumentado consideravelmente. Diante dessa situação, algumas questões nos suscitam: O aluno que deixa o curso no primeiro ano está desistindo do ensino superior ou é por motivo de transferência? Quais as dificuldades encontradas para a permanência do aluno na Universidade? O que pode ser proporcionado pela Universidade para ajudar esse aluno? Acreditamos ser de suma importância responder essas questões e, e assim, justificamos nosso interesse em desenvolver essa pesquisa.
Palavras-chave
   Evasão, Licenciatura em Matemática, UEMS
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
«« Voltar