«« Voltar
DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SIMBÓLICA A PARTIR DO ENSINO DAS DIFERENTES LINGUAGENS
Protocolo do SIGProj:   229317.1136.3817.20032016
De:01/05/2016  à  01/05/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Silvia Rosa Santana
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Paranaíba - Unidade Universitária de Paranaíba
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto se origina nos estudos e pesquisas realizados junto ao GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional), especificamente em sua linha de pesquisa 'Teorias e Práticas Educacionais', e junto à disciplina e orientações desenvolvidos junto ao Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. Trata-se, portanto, de uma parceria entre professores de diferentes IES (UEMS, UFMS e UNESP/Marília) a ser desenvolvida com professores e alunos dos anos iniciais da Educação Básica, de uma escola da rede estadual do município de Paranaíba/MS. Busca-se analisar, sob a perspectiva do enfoque histórico-cultural, o desenvolvimento da função simbólica na criança a partir do ensino das diferentes linguagens, contribuindo com o estudo didático-formativo dos professores. Neste contexto a metodologia a ser utilizada consiste em um experimento didático-formativo, fundamentado na perspectiva da teoria histórico-cultural, cujo procedimento consiste na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de proposta de intervenção pedagógica elaborada pelos pesquisadores juntamente com o professor, delineando objetivos e ações, com o objetivo de desenvolver a função simbólica na criança a partir do ensino das linguagens. Este procedimento metodológico é considerado didático-formativo, por fomentar uma intervenção pedagógica e por contribuir com a formação continuada do professor e fomentar o desenvolvimento de ações mentais dos alunos. A pesquisa pretende contribuir para o ensino superior e, principalmente, na formação de um quadro de professores de uma escola da Educação Básica capaz de elaborar sua prática pedagógica sobre uma sólida base teoria promovida pelo enfoque histórico-cultural.
Palavras-chave
   Psicologia Histórico-Cultural, Experimento Didático Formativo, Unidade de Análise, Atividade de Ensino
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar