«« Voltar
De alunos a docentes: um estudo sobre professores iniciantes egressos de cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas
Protocolo do SIGProj:   229258.1136.214044.18032016
De:01/08/2016  à  31/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Andreia Nunes Militão
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa em tela propõe-se a analisar a trajetória de egressos de cursos de Licenciatura em Pedagogia oriundos de duas universidades públicas, a saber: UEMS/Dourados e UFGD. Para tanto, debruça-se sobre o período inicial de inserção na docência, focalizando o contexto no qual se inserem, suas expectativas e dificuldades profissionais. A priori, o projeto prevê traçar um perfil dos professores iniciantes em uma cidade média, pertencente à Região Centro-Oeste (Dourados-MS). Cabe destacar que os sujeitos que serão acompanhados neste projeto serão egressos de cursos de Licenciaturas em Pedagogia oriundos de duas universidades públicas (UEMS/Dourados e UFGD). Ancorado em abordagem qualitativa, a pesquisa recorrerá aos seguintes procedimentos de coleta e análise de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e entrevistas. Espera-se contribuir para a formulação de programas e de políticas públicas voltadas para os iniciantes na carreira docente de modo a compreender os processos que levam ao abandono da profissão nesse período, e ainda, a pensar mecanismos que contribuam com a formação continuada destes profissionais e a redução do abandono da profissão.
Palavras-chave
   Políticas Públicas Educacionais, Formação Inicial de Professores, Professor Iniciante, Egressos de Pedagogia
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar