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AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE COTISTAS NEGROS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO UEMS/CG
Protocolo do SIGProj:   228531.1136.21725.07042016
De:30/04/2016  à  28/04/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria de Lourdes Silva
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  Este estudo procura compreender com Alunas/os Cotistas Negras/os que ingressaram na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul por meio do Programa Institucional das Ações Afirmativas têm percorrido suas trajetórias acadêmicas, e existenciais ao cursarem os cursos de Letras- Espanhol e de Pedagogia. E, igualmente compreender as estratégias de que se valem e os apoios recebidos na constituição de serem acadêmicas/os, negras/os e futuras/os profissionais. A temática se insere de forma mais ampla na pesquisa em educação, sendo orientada pela educação das relações étnico-raciais; os estudos afro-brasileiros; e, Educação e políticas públicas, sobretudo, em processos vividos enfrentando o racismo e as discriminações na trajetória da educação superior. Esta investigação pretende-se ser vinculada ao debate de que a universidade brasileira está estruturada de forma desigual e excludente, manifestando em suas relações pessoais, interpessoais e acadêmicas o que a população excluída vivencia em outros espaços, o racismo social, cultural, epistemológico e econômico; articulado com os preconceitos de gênero, condição socioeconômica. A postura teórico-metodológica será construída com base na Fenomenologia, conforme indica GONÇALVES JUNIOR (2003). A fim de alcançar os objetivos propostos, bem como as orientações qualitativas em fenomenologia, serão cumpridos procedimentos como a coleta de dados por meio de conversas prolongadas, ou roda de conversas inspiradas no já realizado por King (1996, 2000) e Machado (2007). E análise se desencadeará em princípios e procedimentos conforme, entre outros, os de: Silva, P. B. G. (1987); Silva, D. V. (2009); Bernardes (1992); e, Nóbrega T. P. (2010).
Palavras-chave
   Ações Afirmativas, Acadêmicas/os Negras/os, Educação Superior, Cotas Raciais
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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