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Memorias de professores: diálogos sobre o Letramento e o ensino da Língua Portuguesa.
Protocolo do SIGProj:   226345.1136.1894.03032016
De:15/03/2016  à  15/03/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Neide Araujo Castilho Teno
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Letras-Português - Coordenação do Curso de Letras-Port/Esp
Resumo da Ação de Extensão
  Os Estudos de Letramentos (EL)/Muliletramento (ML) e os de Ensino apontam para um avanço aos estudos e pesquisas preocupadas em investigar questões relacionadas ao letramento. Assim o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira como o sujeito viabiliza as modalidades orais e escrita da língua por meio de narrativas de professores, com o intento de delinear os perfis socioculturais de letramento destes sujeitos. Os sujeitos são 15 professores da pós graduação Profletras que frequentam a disciplina de Letramento e Ensino e Alfabetização e Letramento e 05 professores do ensino básico das Escolas publicas de Dourados /MS. A fundamentação teórica está ancorada nos Estudos do Letramento, que tem proporcionado investigações voltadas para as práticas sociais e culturais de usos oral e escrito em diferentes contextos e são representadas pelos autores como: Street ( 2003, 2004), Kleiman (1995, 2003,), Kleiman&Matencio (orgs)(2005), Rojo&Moura(2012)Bortoni-Ricardo et al (2010), entre outros. A abordagem teórica metodológica da pesquisa autobiográfica representadas por Josso (2004,2010), Nóvoa (2010), Nóvoa &Finger (2010), Passeggi e Souza (2008),Souza (2006,2008) constituirá o método para construção do corpus ou seja as narrativas de histórias de letramento da língua portuguesa. Para análises adotar-se á a linha de pesquisa qualitativa e interpretativa ( MINAYO, 1998; MOITA LOPES, 1994) e da contribuição da analise de Conteúdo de Bardin( 2011). Espera se que as reflexões criticas oriundas desta pesquisa possam orientar para elaboração de projetos sob o viés dos Estudos do Letramento e da Linguística Aplicada, com ênfase na área de formação de professores de Língua Portuguesa.
Palavras-chave
   Língua portuguesa, letramento e ensino, Memorias de professores.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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