«« Voltar
O sensível e o visível: memória e lembrança em pessoas privadas do sentido da visão
Protocolo do SIGProj:   226090.1326.83451.09032017
De:25/04/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  José Carlos Silveira Duarte
Instituição
  UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Unidade Geral
  VCA - Campus de Vitória da Conquista
Unidade de Origem
  DFCH - Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo da Ação de Extensão
  Entrevistar os associados da ACIDE e gravar suas declarações com o propósito de realizar um videodocumentário e um artigo científico, a fim de serem apresentados em congressos e simpósios, referenciados no tema da memória e lembrança. A partir de leituras sobre o tema e das entrevistas, verificar como se dá o resgate das lembranças em deficientes visuais, que órgãos do sentido mobilizam para resgatar estas lembranças, uma vez que podem não possuir um referencial mnemônico baseado em imagens e lugares, como os visuais normais fazem. Se há lembrança, é porque houve uma prévia memorização. Desvendar os recursos utilizados por deficientes visuais e os órgãos dos sentidos envolvidos na memorização de acontecimentos e de seu resgate pela lembrança. Se há memorização, ela ocorre a partir de um sujeito único, que possui uma memória individual. Investigar como se constitui a memória individual de um deficiente visual. Como o indivíduo não vive isolado, mas inserido em um meio social, sua memória está inscrita em uma memória coletiva, compartilhada por aqueles com que tem uma maior proximidade. Observar como a memória coletiva da instituição - ACIDE - colabora com a constituição das memórias individuais. Examinar como o indivíduo deficiente visual passa a compartilhar de uma memória coletiva.
Palavras-chave
   o sensível e o visível, privação da visão, lembrança e memória em cegos, memória individual e memória coletiva em cegos, distinção no uso dos sentidos em cegos
Público-Alvo
  Entidades e Núcleos de Extensão que se orientem para a problemática da inclusão de pessoas com necessidades especiais na educação e nos demais setores da sociedade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar