«« Voltar
A compreensão do processo de construção do significado do conceito trigonometrico como um objeto de investigação da Didática da Matemática
Protocolo do SIGProj:   225823.1136.1959.14032016
De:10/03/2016  à  10/03/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Sonner Arfux de Figueiredo
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Nova Andradina - Unidade Universitária de Nova Andradina
Unidade de Origem
   Matemática - Coordenação do Curso de Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa é prerrogativa da Pesquisa de Doutoramento cujo o objetivo foi compreender as característicasn da Pratica como Componente Curricular no curso de licenciatura em matemática. objetivo desta pesquisa é investigar as características do conhecimento na construção do conceito de periodicidade por parte dos estudantes de licenciatura em matemática. Este prosseguimento se faz necessário em virtude de os dados coletados possibilitar a investigação das características do conhecimento matemático no ensino de trigonometria na construção do conceito de periodicidade por parte dos estudantes de licenciatura em matemática. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, com características da Pesquisa-ação e elementos do Design-Based Research, proposta por Coob et al, que permite ajustes tanto para o processo formativo quanto investigativo. Fundamenta-se A fundamentação teórica no processo de equilibração de Piaget, para explicar a aprendizagem profissional, pelo HLT de Simon, Tzur, Heinz e Kinzel. Estruturamos este estudo em considerando: a) o papel que desempenham os sistemas de representação; b) o que se conhece sobre a compreensão de periodicidade para o estudo de funções trigonométricas; c) as características para o desenvolvimento do esquema de periodicidade de uma função; d)e por fim como os estudantes adotam em sua compreensão o conceito e como as utilizam. Assim esperamos que a aproximação socio-epistemológica possa nos permitir a introdução de estudo da variação de linguagem desde a perspectivas sistêmicas.
Palavras-chave
   Pensamento Matemático, construção do conhecimento, conceito de trigonometria
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar