«« Voltar
Diversificação de Cenários de Práticas em Saúde: integrando ensino, pesquisa e extensão no espaço do município (Cópia) 01-02-2014 (Cópia) 23-01-2015 (Cópia) 05-02-2016
Protocolo do SIGProj:   224450.1115.49328.05022016
De:01/04/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Armando Cypriano Pires
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMS - Instituto da Saúde da Comunidade
Unidade de Origem
  MPS - Departamento de Planejamento em Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa “Diversificação de Cenários de Práticas em Saúde: integrando ensino, pesquisa e extensão no espaço do município” têm como objetivo promover o observatório das condições de vida e saúde, a formação permanente em saúde e a inovação para a melhoria da qualidade da atenção em saúde, priorizando sua atuação no município de Niterói. Nesta perspectiva, o Programa possibilita a aproximação entre o mundo do processo de trabalho e o mundo do processo de ensino-aprendizagem, incorporando tecnologias mais apropriadas para a aprendizagem, subsidiando o processo de formação permanente dos trabalhadores da saúde, atuando através de instrumentos técnicos e políticos intersetoriais dirigidos à melhoria das condições de vida e saúde da população, contribuindo para a promoção do cuidado integral em saúde e a incorporação de tecnologias que melhorem o processo de trabalho e, finalmente, produzido conhecimentos nesta integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave
   Cenários de práticas em saúde, Observatório de saúde, Formação permanente em saúde, Qualidade da atenção em saúde.
Público-Alvo
  Descrição do Público: - População da área de abrangência dos diferentes cenários. - Pessoas em situação de Refúgio - Organizações da sociedade civil (movimentos sociais, ONGs, organizações comunitárias, etc). - Alunos de Graduação de Medicina e Odontologia. - Médicos Residentes (Medicina Preventiva e Social e Medicina da Família e Comunidade). - Mestrando em Saúde Coletiva (PPGSC-CMS/UFF) e em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ/UFF/UFRJ/UERJ). - Professores de cursos de graduação de medicina e de odontologia. - Profissionais de Serviços de Saúde e de outros serviços públicos. Deve-se ressaltar que o quantitativo do público-alvo pode variar a cada ano, em virtude das ações dirigidas no âmbito das interações entre os sujeitos envolvidos, sendo difícil sua mensuração prévia. Diferente de um curso que limita o número de inscritos ou de uma atividade feita em uma escola em que se reconhece o número da comunidade escolar, as atividades de uma unidade de saúde podem ter variações conforme o processo de organização das práticas institucionais e de sua relação com as organizações locais. Por exemplo, em um dos cenários os estudantes podem estar envolvidos, em um determinado ano, em uma atividade de educação em saúde junto ao grupo de portadores de Hipertensão Arterial e de Diabetes, e, no ano seguinte, participarem de atividades de prevenção da dengue, envolvendo escolas e determinados movimentos sociais como associações de moradores. Como prever, para um espaço de tempo, estas possibilidades que poderão ocorrer no decorrer do período seguinte, nos diferentes cenários? Por isso colocamos como indicativo o total da população do município de Niterói (459.451 - segundo Fonte: CENSO DEMOGRÁFICO IBGE 2000, Organização: SUBSECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2003), considerando ser esta a população prioritária do Programa. - Graduandos de Medicina do Primeiro ao Quarto Períodos (total de 360 alunos por semestre) e de Odontologia (40 alunos por semestre). - Graduandos de Medicina da UFF e da UERJ (Grupo Estudantil de discussão da melhoria do Acesso e da Qualidade de Saúde à Populações Vulneráveis) (10 alunos em 2014) - Médicos Residentes: Medicina Preventiva e Social (2 alunos) e Medicina da Família e Comunidade (2 alunos). - Mestrandos do PPGSC (CMS/UFF) (4 alunos). - Professores de cursos de graduação em Medicina-UFF (25). - Profissionais dos Serviços de Saúde-Niterói (20). - Equipes de projetos de integração ensino-serviço-comunidade no país.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar