«« Voltar
O HIV e a Enfermagem: uma roda de conversa com o soropositivo acerca dos direitos socioeconômicos e de saúde inerentes a condição do ser portador
Protocolo do SIGProj:   224065.1115.49233.05022016
De:02/01/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia de Carvalho Dantas
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  REN - Departamento de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta iniciou em 2013, tendo gerado repercussão positiva em eventos científicos, uma vez que tem originado publicações e angariado prêmios em eventos internos e externos a Universidade Federal Fluminense (UFF). Programa de extensão, inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem (GEPEGENF) da UFF, com intuito de continuar a investigação e aprofundamento dos seguintes objetivos: • Analisar o conhecimento de portadores do HIV e seus familiares em relação aos principais direitos socioeconômicos e de saúde; • Validar material didático construído, do tipo folder, sobre os direitos do portador de HIV/AIDS, com paciente, familiares e funcionários; e • Realizar oficinas com os portadores de HIV e seus respectivos familiares sobre temáticas que versem a respeito dos direitos da clientela em questão. Pesquisa qualitativa, descritiva-analítica, aprovada pelo CEP HUAP UFF Nº 215.252/2013. Inicialmente, foi construído um instrumento, contendo questões concernentes aos direitos do portador de HIV, que continuará a ser aplicado, por meio de entrevistas, aos soropositivos e seus familiares. Com base no conhecimento dessa clientela, foi construído material didático (folder), que será validado e amplamente distribuído aos portadores de HIV e familiares em 2016. Como forma de proporcionar maior esclarecimento acerca da temática: “direitos dos soropositivos” serão realizadas salas de espera/oficinas, aos pacientes que aguardam atendimento em unidade de saúde de Rio das Ostras que oferece o programa de DST/AIDS. Vale destacar que a sala de espera/oficina será aberta a todos (funcionários/pacientes/estagiários) que queiram participar, independe do diagnóstico que tenham.
Palavras-chave
   Direitos, HIV, AIDS, Família
Público-Alvo
  A presente proposta iniciou em 2013 e, para esta quarta fase, ano de 2016, será finalizado a coleta do perfil e aprofundamento das atividades de debates com a clientela atendida e demais profissionais de saúde, no programa de DST/AIDS de Macaé. No Programa de DST/AIDS de Rio das Ostras, continuaremos intensificando as rodas de conversas e distribuição de material didático para novos pacientes. Nesse sentido, o Público alvo serão os portadores do HIV e os familiares que estiverem acompanhando o portador de HIV na consulta médica/ou consulta de enfermagem, no Centro Municipal de Saúde (CMS) de Rio das Ostras e No CTA/SAE de Macaé. Em um primeiro momento será dado continuidade ao mapeamento do do conhecimento que os portadores do HIV e seus familiares possuem sobre os direitos e qualidade de vida do ser portador de HIV. E, no segundo momento, serão reavaliados os materiais didáticos para ajustar ao perfil da comunidade de Macaé, para posterior distribuição. Cumpre ressaltar que será realizado palestra e orientações individuais não apenas aos portadores de HIV e familiares, mas a todas as pessoas que nos procurarem, seja em Rio das Ostras ou em Macaé, para saber sobre o assunto. Como o Centro Municipal de Rio das Ostras consiste em nosso campo de estágio, as palestras serão realizadas e poderão estar presentes alunos, professores supervisores, funcionários do centro de saúde, pacientes, além dos pacientes portadores do HIV e seus familiares.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Folder e cartazes divulgados no próprio Centro de Saúde, Imprensa local (Rio das Ostras) e Site do PURO/UFF. Formas de Divulgação dos Resultados e/ou produtos à Comunidade: Relatórios de avaliação (principais resultados enviados aos sujeitos participantes), imprensa local (Rio das Ostras) e Site do PURO/UFF, nos eventos e revistas científicas.
«« Voltar