«« Voltar
Divulgação de Propostas para o Ensino de Física (Cópia) 11-01-2011 (Cópia) 21-01-2012 (Cópia) 20-01-2013 (Cópia) 21-01-2015 (Cópia) 01-02-2016
Protocolo do SIGProj:   223773.1115.28163.02022016
De:01/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Lucia da Cruz de Almeida
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGF - Instituto de Física
Unidade de Origem
  GFI - Departamento de Física
Resumo da Ação de Extensão
  A qualidade do ensino/aprendizagem de Física desenvolvida por professore(a)s/aluno(a)s do Nível Médio da Educação Básica tem motivado muitas pesquisas nas últimas décadas. Com a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre outros documentos do MEC para a educação brasileira, o(a)s professore(a)s têm encontrado dificuldades para implementar as mudanças sugeridas. Nesse sentido, o projeto proporciona a integração Universidade-Escola, visando uma construção conjunta para superar as dificuldades mencionadas. Para tanto, com a participação de docentes do Ensino Superior, licenciandos em Física e mestrandos em Ensino de Ciências da Natureza são produzidos recursos didáticos alternativos e coerentes com as atuais tendências para o ensino de Física. Dentre esses recursos, destacam-se: atividades teórico-práticas com ênfase em experimentos; coletânea de situações-problema com tiras de humor; textos ilustrados e apresentações multimídia sobre Física Moderna e Contemporânea; contextualização dos conteúdos escolares a partir de letras da MPB; vídeos monoconceituais de curta duração, vídeos monoconceituais de curta duração com legenda na língua brasileira de sinais (LIBRAS), simulações, textos e áudios sobre temas de Física com exploração lúdica. Por meio de pesquisa participativa, o potencial dos recursos elaborados/produzidos para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem são avaliados, e, em seguida, disponibilizados na Internet por intermédio do site “Divulgação de Propostas para o Ensino de Física” (www.propostasensinodefisica.net), como forma de ampliar a abrangência geográfica do projeto e atender à demanda daquele(a)s professore(a)s e estudantes que se encontram distantes dos centros de produção do conhecimento.
Palavras-chave
   Física, ensino, material didático, site, internet
Público-Alvo
  Professores de Física do Ensino Médio e de Ciências do Ensino Fundamental, docentes do Ensino Superior, particularmente aqueles que atuam com a pesquisa e a prática pedagógica na formação inicial e continuada de professores, licenciandos em Física, mestrandos em Ensino de Ciências/Física, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e público geral interessado em assuntos de Física.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   www.propostasensinodefisica.net
«« Voltar