«« Voltar
Educando através das atividades na natureza
Protocolo do SIGProj:   223401.1115.49643.05022016
De:01/04/2016  à  29/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Edmundo de Drummond Alves Junior
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEF - Instituto de Educação Física
Unidade de Origem
  GEF - Departamento de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  O lazer como um fenômeno social moderno é considerado como uma alternativa cultural. O projeto se materializa a partir de uma prática corporal conhecida como caminhada preferencialmente em ambiente natural ou em trilhas ecológicas. A atividade física em contato com a natureza é uma estratégia bastante interessante já que esta aproxima os citadinos a uma consciência ecológica que é tão presente no homem de hoje. As caminhadas em trilhas, em ambiente imprevisíveis, se somam a outra preocupação cultural, já que as cidades apresentam centros culturais dos mais diversos concentrados em determinados locais das cidades. A idéia se originou na necessidade de se conhecer mais a cidade e foi denominado como Grupo de Caminhada Alternativa de Vida, que funcionou na UFF do ano de 1998 até 2003. A proposta alimentou uma discussão teórica que deu origem ao Grupo de Pesquisa e de Estudo Esportet Lazer e Natureza que foi cadastrado no CNPq. Seus interesses também se integraram a uma disciplina do curso de licenciatura da UFF (Extra Muros). Diversos produtos já foram alcançados através da temática, em especial a publicação de dois livros editados, inclusive pela EDUFF (Dias & Alves JUNIOR, 2007, 2009). Pretende-se ocupar a cidade considerando-a como um equipamento de lazer. Educar através do lazer é a proposta, a prática de caminhadas ecológicas é uma possibilidade alternativa para aqueles que acreditam na possibilidade de executar práticas corporais não competitivas que procuram integrar diversas gerações. Entendemos que lazer e promoção da saúde possuem laços bastante fortes.
Palavras-chave
   Esporte na natureza, caminhada, lazer, promoção da saúde
Público-Alvo
  O público é multiplo, basicamente composto por ex alunos da disciplina Atividades Extra-Muros do curso de Licenciatura em Educação física escolar da UFF, alunos de outras formações da Universidade, como Nutrição, Farmacia e Enfermagem que são cursos que incluiram a disciplina como optativa ou eletiva. A partir dos ex alunos e de alunos do Instituto de Educação Física, a proposta se amplia e visa receber amigos e familiares dos estudantes da UFF e a comunidade em geral, desde que se enquadrem nos requisitos de idade e condições de saúde. Funcionários e professores da UFF também serão sensibilizados a participar da proposta e finalmente, frisa-se que a comunidade em geral também terá a oportunidade de participar. Neste último caso o fato de se apresentar o que acontecerá em página da Internet, http://projetouff.wix.com/esportelazerenatureza permite a presença de pessoas que não tem um vínculo com a UFF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Caberá a coordenação do projeto estabelecer o contato com os órgãos responsaveis para apresentar um press release para a divulgação do projeto a comunidade. Bem como no IEF serão solicitados cartazes para serem afixados em ambientes internos e externos a UFF. Os folders ficarão sobre a alçada do Grupo de pesquisa que possui material suficiente para suprir esta demanda. No que toca a Internet uma página já está a disposição para o acompanhamento das atividades propostas.
«« Voltar