«« Voltar
Estudo de casos na formação de professores: infância, adolescência e mal-estar na escolarização (Cópia) 04-02-2015 (Cópia) 16-01-2016
Protocolo do SIGProj:   222814.1115.49601.26012016
De:13/04/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Luciana Gageiro Coutinho
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SFP - Departamento de Fundamentos Pedagógicos
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa cooperar na formação de professores a partir da metodologia do estudo de caso, refletindo sobre o mal-estar na escolarização de crianças através de uma perspectiva interdisciplinar. Entrelaça-se ao projeto de pesquisa Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação, realizado no SPIA (Serviço de Psiquiatria de Infância e Adolescência) do IPUB/UFRJ, situando-se mais estreitamente no pólo do diálogo entre as instituições participantes e a escola. Visa uma cooperação de “mão-dupla”: por um lado os professores em formação vão ter acesso às escolas, observando, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades escolares e participando do seu cotidiano; por outro as escolas participantes terão formação continuada a partir do acesso às discussões dos profissionais médicos, psicólogos, fonoaudiólogos que estão atendendo seus alunos, efetivando-se desta forma um intercâmbio efetivo entre os participantes.
Palavras-chave
   ormação de professores, Infância e Adolescencia, Mal Estar na Escolarização
Público-Alvo
  Público alvo da ação extensionista: - pólo de formação inicial: seis alunos de graduação e licenciatura da UFF e da UFRJ; - pólo de formação continuada: a) três docentes de instituição de ensino superior (UFRJ, IPUB); b) aprox. 160 professores de oito escolas municipais selecionadas a partir dos casos eleitos (as escolas serão aquelas nas quais a criança/adolescente estiver inserida). Nestas escolas estima-se em torno de 20 profissionais em cada unidade, perfazendo um total aproximado de 160 professores, orientadores, coordenadores e diretores.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar