«« Voltar
CUIDAR DE SI COM ARTE 2016
Protocolo do SIGProj:   222698.1115.221415.01022016
De:01/01/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Vanessa Maia Rangel
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMS - Instituto da Saúde da Comunidade
Unidade de Origem
  MSS - Departamento de Saúde em Sociedade
Resumo da Ação de Extensão
  O Curso de Extensão Cuidar de si com Arte é a ação central do Programa 'Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antonio Pedro - TECI-HUAP', que tem como objetivo geral contribuir para a humanização e integralidade do cuidado, como eixos o Cuidado de Si e a transdisciplinaridade, e como principal instrumento a Terapia Expressiva. O Curso é anual, dividido em dois módulos consecutivos, que incluem aulas semanais de 4 horas de duração e estágio em campo de 5 horas uma vez ao mês. O Curso desenvolve o Cuidado de Si entre profissionais do HUAP e de outras instituições, para aprimorar a qualidade do cuidado aos usuários. Nas aulas semanais, de caráter teórico-vivencial, os alunos são introduzidos às bases da psicologia analítica de C.G.Jung, e têm a oportunidade de acessar, através de um processo de auto-investigação com o instrumento da terapia expressiva, seu potencial criativo e vocacional, e de experimentar o trabalho em equipe multidisciplinar, numa troca com seus colegas. Nas práticas em campo, tem a oportunidade de participar, dentro da equipe, de atividades de terapia expressiva oferecidas a pacientes e acompanhantes no Núcleo de Atenção Oncológica, atividades essas que contribuem para a implementação da integralidade do cuidado, revendo a perda da dignidade e autonomia sob os protocolos diagnósticos e terapêuticos, e remodelando o conceito de doença, ao considerar os sintomas como símbolos potencialmente regeneradores. O ensino do cuidado utilizando material expressivo como instrumento terapêutico a equipes multiprofissionais em um hospital geral é ação pioneira desse Programa.
Palavras-chave
   Saúde integral, Terapia Expressiva, Educação permanente, Cuidado de Si, Cuidado Interdisciplinar.
Público-Alvo
  PÚBLICO ALVO/ano: maior que 500 pessoas. Alunos do Curso de Extensão Cuidar de si com Arte: - 32 profissionais de saúde, de diversas áreas: medicina, enfermagem, nutrição, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, entre outras, selecionados entre docentes e técnico-administrativos do próprio HUAP, de outras áreas da UFF, de outras Instituições Governamentais, Federais, Estaduais e Municipais; - 8 discentes, bolsistas do programa. Clientes: pacientes, seus familiares e cuidadores, participantes das atividades realizadas em campo, no Núcleo de Atenção Oncológica do HUAP, sala de quimioterapia e sala de espera - em média, 400 diferentes pessoas envolvidas nessas atividades a cada ano. Profissionais do HUAP/UFF atuando no Núcleo de Atenção Oncológica (mais de 30 profissionais), participam indiretamente das atividades de campo e são influenciados pelas atividades do Curso naquele serviço.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   terapiaexpressiva@hotmail.com; arte.vianna@gmail.com; annamendes1954@hotmail.com; lenitalorena@yahoo.com.br terapiaexpressivauff.blogspot.com.br
«« Voltar