«« Voltar
ESTUDO DE VIABILIDADE PARA INGRESSO NO MERCADO INTERNACIONAL DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS DA SERRA GAÚCHA (Cópia) 12-01-2016
Protocolo do SIGProj:   222591.1152.75597.12012016
De:12/01/2016  à  01/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Tatiane Pellin Cislaghi
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Ao decidir pelo ingresso no mercado internacional, a empresa precisa estabelecer um planejamento de modo que todas as áreas estejam integradas. Internacionalizar-se não significa somente transpor as fronteiras territoriais, mas sim se trata de uma decisão complexa e que deve ser previamente analisada e discutida. O presente trabalho tem por objetivo o estudo de viabilidade de internacionalização da empresa Econatura Produtos Ecológicos e Naturais Ltda., explorando o diferencial de qualidade, já que a empresa elabora somente produtos orgânicos certificados, com alto valor agregado. Como o mercado interno já absorve toda a produção de sucos da empresa, a internacionalização tem caráter estratégico e se dará a partir da linha de vinagres orgânicos, pioneiros no mercado brasileiro. O estudo tem por base a realização de um diagnóstico empresarial, com o objetivo de identificar as ameaças e oportunidades existentes. A partir disso, será possível avaliar os custos envolvidos no processo de exportação, desde a classificação fiscal do produto, a definição da estrutura logística, até a escolha do cliente, no mercado externo. Isso dará a diretoria da empresa, condições seguras para projetar a introdução em mercados internacionais. A parte inicial do projeto apresenta a empresa, os objetivos do trabalho e o referencial teórico que o fundamenta. Em seguida, descreve a metodologia baseada no estudo de caso e finaliza com o apontamento dos resultados esperados e das considerações finais.
Palavras-chave
   Planejamento Estratégico, Produtos Orgânicos, Internacionalização, Estrutura Logística
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar