«« Voltar
Integração do tema de desastres associados a deslizamentos de terra no Espaço Ciência Viva como instrumento educativo para a redução de riscos
Protocolo do SIGProj:   221501.1484.204055.11052017
De:01/07/2017  à  01/07/2022
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Barreto de Mendonca
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  POLI - Escola Politécnica
Resumo da Ação de Extensão
  Os desastres socioambientais associados a deslizamentos de terra vêm aumentando em frequência, magnitude e extensão territorial em função do processo de ocupação desordenada do solo e de eventos pluviométricos extremos. Como consequências, têm-se mortes, danos sociais e materiais, sendo maiores quando esses eventos ocorrem em assentamentos precários. O Estado do Rio de Janeiro é uma das regiões mais afetadas por esse tipo de desastre no Brasil. As áreas de encostas do estado têm suas susceptibilidades a deslizamentos potencializadas pelo processo de ocupação desordenada do solo. Entre as ações necessárias para a redução dos desastres associados a deslizamentos destaca-se a participação da população nas medidas de prevenção, resposta e recuperação. Entretanto, tal participação é muito incipiente em função da falta de discussões sobre do tema no âmbito popular e do distanciamento entre a população e os órgãos responsáveis pelo gerenciamento de desastres. O presente projeto visa contribuir para a popularização do tema inserindo-o em espaços populares de difusão científica e escolas, como o Espaço Ciência Viva (ECV), na Tijuca, Rio de Janeiro, escolas e associações comunitárias. Pretende-se desenvolver instrumentos (maquetes, vídeos e jogos interativos) para popularizar o tema, criar um ambiente de diálogo entre a população, alunos de escolas em geral e acadêmicos/técnicos e incentivar a gestão participativa para a redução dos desastres. As atividades consistirão de planejamento, concepção e construção dos instrumentos, treinamento de mediadores e realização das atividades educativas para a população.
Palavras-chave
   desastres naturais, deslizamentos, educação, gestão participativa
Público-Alvo
  - Espaço Ciência Viva: população em geral, incluindo moradores de áreas de risco a deslizamentos e gestores públicos da área de desastres socioambientais (órgãos de Defesa Civil), principalmente da área da Grande Tijuca.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar