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Dança/Educação e Artes Integradas
Protocolo do SIGProj:   220347.1554.217342.21112017
De:01/03/2018  à  28/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Mabel Emilce Botelli
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEFD - Escola de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão Dança/Educação em Artes Integradas visa elaborar e publicar Cadernos de Dança/Educação para crianças disponibilizando-o ao público geral. Nestes cadernos se apresentarão propostas de aulas para diversas faixas etárias. Também se pretende estabelecer um diálogo com Arte/Educadores de modo que sejam, além de leitores, partícipes na construção dos cadernos supracitados. Considerando-se a carência desta qualidade de material e acompanhando a demanda de educadores e estudantes da dança, assim como, de Arte/educadores e professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, este projeto contribuirá para o preenchimento de parte desta lacuna e oferecerá guias didáticos a esse público. O projeto, na Universidade, contará com dois grupos de estudantes: Escrita, dedicado a análise e registro das práticas e Arte visual, que investe nas imagens a dialogar com a narrativa. Contarão com orientação semanal e participarão de disciplina optativa vinculada à Escritas em Dança. A produção textual será realizada em construção coletiva dos estudantes junto à orientadora e a produção visual contará com Arte/educadores vinculados ao Instituto Tear. Os cadernos serão publicados em revista virtual indexada. Para isso, se estabeleceu parceria com o Pontão de Cultura Instituto de Arte Tear junto ao qual se participará da revista interativa pertencente à instituição. Os cadernos serão organizados em forma seriada e estarão disponíveis ao público em forma gratuita. Considera-se como tempo máximo para a periodicidade, uma produção semestral. Os cadernos serão diagramados com a possibilidade de serem transformados em exemplares impressos. Acompanhando a publicação se oferecerão oficinas a professores e estudantes de Arte/Educação.
Palavras-chave
   Dança/Educação, Crianças, Cadernos didáticos.
Público-Alvo
  A – Equipe do Instituto de Arte Tear. [4] B – Arte/Educadores e Professores de Educação Básica, especialmente da Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. [25] C – Alunos preferencialmente de escolas públicas, de educação infantil e ensino fundamental. Quantidade a definir após levantamento de possiblidades junto à educadores e estudantes que realizarão as oficinas. (número contemplado no público em geral) D – Público em geral [300] E – Comunidade visitante do Site [180.000] O projeto, em sua ação inicial, contará com oito (8) estudantes da UFRJ, seis (6) do Curso de Licenciatura em Dança e dois (2) de Belas Artes. Uma primeira linha de atuação é a elaboração de Cadernos de Dança/Educação para crianças. Estes são direcionados a educadores e estudantes da Dança, assim como, à Arte/Educadores e professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mas busca atingir o público em geral. Pais de crianças, pela qualidade da redação, poderão usufruir de seus conteúdos para vivenciar a dança com seus filhos. Sua divulgação será realizada pela revista indexada do Pontão de Cultura Instituto de Arte Tear que tem um alcance, na atualidade, de aproximadamente 180.000 seguidores. O número pode ampliar-se ao incluir a rede virtual do Departamento de Arte Corporal – DAC/EEFD. Mas, é possível atingir um número maior de seguidores, já que o material fica disponível de forma gratuita com direito a ser utilizado por outros meios sociais. Assim, será possível beneficiar às escolas, que contarão com material didático disponível. Pelo reconhecimento da ONG, Instituto de Arte Tear, no âmbito educativo, este público é assíduo às fontes de conhecimentos que a Instituição disponibiliza. Acompanhando a reforma da Lei de Diretrizes e Bases - LDB em 2016, que determina a inclusão da linguagem da Dança como conteúdo a ser ministrado em sala de aula; este material pode se utilizado como bibliografia para consulta. Estima-se, ainda, que ocorra uma grande abrangência a nível nacional. Visto que a revista é aberta sem custo a público geral ela tem alcance internacional, atingindo especialmente à comunidade lusófona. A publicação contará com um espaço de construção conjunta de leitores que serão convidados a serem atores na escrita, realizando de forma on-line, reflexões e contribuições sobre os temas abordados e que serão utilizados na elaboração das produções seguintes. O fato de abrir diálogo com a comunidade para as contribuições provindas das práticas educativas, resultará num convite à participação de um público que sairá do lugar de leitor para o de propositor, o qual será conhecido a medida em que o projeto for posto em andamento. Um grupo parceiro será constituído por quatro (4) Arte/Educadores, integrantes da área de Comunicação do Instituto de Arte Tear, que se dedicarão a construir conjuntamente o caderno, contribuindo com a Arte Visual e ainda sendo responsáveis pela publicação e difusão do mesmo. Contaremos também com a participação da coordenadora geral da Instituição, a qual acompanhará o processo. Uma segunda linha de atuação será a de ofertar oficinas sobre Dança para Crianças, direcionado a um público alvo de 25 integrantes entre estudantes e educadores das diferentes linguagens da Arte/Educação. Durante as próprias oficinas, será elaborado material para o próximo caderno, que, posteriormente, terá continuidade de forma virtual. Estes registros servirão como material de base para o segundo caderno. Constituirão parte do caderno as contribuições provindas de experiências realizadas com a comunidade externa. Os conteúdos serão aplicados em aulas para crianças e ministradas por estudantes da Licenciatura em dança; logo após serão coletados os relatórios sobre as experiências a serem utilizados como contribuições. O número de participantes ainda não foi levantado, porque serão selecionados, para integrar o projeto, um grupo de estudantes que estejam integrados às disciplinas de Dança/Educação e que já atuam ministrando aulas para crianças. Uma vez ao ano, pretende-se participar da Festa da Rua, evento organizado pelo Instituto de Arte Tear, que atinge entre 300 a 500 pessoas, ministrando a oficina de Dança/Educação.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   mabel.rlk@terra.com.br mabel.ufrj@gmail.com Cel. (21)986190369 Título: Dança/Educação e Artes/Integradas A divulgação dos resultados deverá ser feita em publicações, eventos e congressos. Entretanto, a forma de divulgação mais ampla será pelas redes sociais, utilizando o Site da revista virtual do Pontão de cultura. Podemos contar também com o canal de comunicação interno do Departamento de Arte Corporal, DAC – EEFD - UFRJ, 'Dança UFRJ’. Também utilizaremos a difusão nas diversas redes do Pontão de Cultura, especialmente para as oficinas a realizar-se com estudantes, Arte/Educadores e educadores em geral. O material estará disponibilizado em partilha democrática de tal forma que escolas e projetos sociais terão acesso livre para consulta.
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