«« Voltar
JOGOS NA EDUCAÇAO PATRIMONIAL
Protocolo do SIGProj:   220313.1554.245002.21112017
De:18/04/2018  à  18/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz Antonio Ferreira das Neves
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EBA - Escola de Belas Artes
Resumo da Ação de Extensão
  Nossa proposta para o atendimento ao Edital Rua 2018 tem como referência a pesquisa que Acervo de Imagens e Educação Patrimonial, com o objetivo viabilizar as ações aplicadas de extensão, junto às Escolas do Ensino Básico, no Estado do Rio de Janeiro. As atividades práticas possibilitadas pelas parcerias com as instituições de ensino compõem-se de: palestras para professores e alunos, visitas e oficinas interativas como instrumento de participação e transformação SOCIAL, para fins de retroalimentação e registro de possíveis atualizações de valores, além do estímulo à criação de envolvimento com a educação patrimonial e valorização do pertencimento ao lugar. Com o objetivo de incentivar um número maior de estudantes, definimos o uso de JOGOS NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL associados à temática, isto é, aprender a observar e “reconhecer” o patrimônio edificado da sua cidade. A interatividade com o uso de jogos interativos, mesmo sem múltiplos recursos, mostrou ser um bom instrumental didático nas atividades indicadas, com participação maior dos alunos, quando comparada a outros procedimentos didáticos anteriormente aplicados, tais como: desenhar, fazer colagens, maquetes e fotografar, que não alcançavam um maior interesse, e se esgotavam com o fim das atividades em sala de aula. A participação dos professores das escolas parceiras, indicando metodologias e traçando o perfil, foi fundamental para traçarmos a base de “dados” para os “jogos”.
Palavras-chave
   Educação, patrimônio, artes, arquitetura
Público-Alvo
  Seguem as instituições já definidas para a ação de extensão, com a parceria agendada e documentada – cópias anexas a esta proposta. Cabe ressaltar que trabalhamos prioritariamente com escolas publicas. 1. Colégio Estadual Aydano de Almeida RG Metropolitana VII - Nilópolis - Rua Comendador Nunes Martins, 1337 2- Escolas do Município de Resende RJ -indicadas através de parceria com a Secretaria De Cultura e Educação Nota: no Município de Resende serão indicadas cinco Escolas pela Secretaria Municipal de Resende pela Fundação, deste total vamos definir em conjunto três escolas. A razão para só trabalharmos com três colégios é pelo custou elevando com transporte, alimentação e alojamento de professores e alunos, mesmo com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação de Resende. 3- Escolas na cidade de Niterói – definidas em parcerias com a UFF Pós Graduação FAU, sendo: Escola Estadual Aureliano Leal e Escola Jose Peçanha Sitio do Ipê Nota: cabe informar que vamos começar a organizar o material didático que será utilizado nas escolas e os contatos iniciais, por e-mail e telefone em abril 2018. As visitas confirmadas pelas escolas iniciarão em maio, seguindo uma agenda de disponibilidade indicadas pelos colégios, até novembro de 2018. Os relatórios de avaliação serão feitos no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Público alvo Com já mencionado anteriormente vamos atender com a nossa extensão Escolas Publicas do Ensino Básico, cinco municipais e uma estadual.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Contamos com as visualizações do Site da Pesquisa – www.patrimonioedifcado.com , porem o sistema de divulgação que se apresenta com maior retorno, são os realizados quando participamos de Seminários relacionados a temática - Educação, Patrimônio, Arquitetura. Levamos material impresso (folhetos e cartazes) para a distribuição entre os participantes. O contato com as Secretarias de Educação (Estado e Município) tambem contribuem para a divulgação do nosso trabalho. Nota: a participação nas JORNADAS SIAC e o Seminário UFRJ faz 100 anos, foi um importante meio para a divulgação do nosso trabalho – contribuiu para a indicação de seis escolas parceiras da extensão.
«« Voltar