«« Voltar
Prevenção de acidentes na infância e primeiros socorros: protegendo vidas para serem vividas.
Protocolo do SIGProj:   217080.1138.204136.06042016
De:01/06/2016  à  01/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Leidiene Ferreira Santos
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUP - Campus de Palmas
Unidade de Origem
  ENF - ENFERMAGEM
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto pretende desenvolver ações educativas com cuidadores de crianças de ambientes domésticos, escolares, tutelares e outros. Tais ações tem o objetivo de informar sobre os principais acidentes aos quais as crianças estão vulneráveis em cada faixa etária, ensinar como reconhecer ambientes e situações de risco e propor estratégias de proteção da criança e prevenção desses acidentes. O projeto também pretende promover acesso a informações sobre como realizar o primeiro atendimento ou ''primeiros socorros'' de forma correta e oportuna, caso essas situações de agravo ocorram. Além dos cuidadores das crianças, os gestores locais das instituições que as abrigam também serão convidados a participar das ações. O resultado esperado mais importante é o diálogo ensino-serviço-comunidade com vistas a propiciar transformação social através da educação em saúde. Mais especificamente, sociabilizar ferramentas importantes de proteção e prevenção com perspectivas de redução da morbimortalidade infantil por causas evitáveis.
Palavras-chave
   Educação em saúde, prevenção de acidentes na infância, primeiros socorros em crianças, interação ensino-serviço-comunidade
Público-Alvo
  Docentes e discentes da Universidade Federal do Tocantins, gestores de instituições estaduais e municipais na microrregião de Palmas, líderes religiosos e comunitários, profissionais de educação e saúde, cuidadores de crianças sejam eles jovens ou adultos, homens ou mulheres, de ambientes domésticos, educacionais, tutelares, religiosos e demais ambientes comunitários em que convivam as crianças.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar