«« Voltar
Políticas públicas e constituição dos direitos educacionais no contexto das práticas escolares
Protocolo do SIGProj:   214995.1079.204826.26102015
De:03/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cléia Demétrio Pereira
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEAD - Centro de Educação à Distância
Unidade de Origem
  DPAD - Departamento de Pedagogia a Distância
Resumo da Ação de Extensão
  As políticas públicas no Brasil para a educação têm possibilitado um leque de oportunidades para se adentrar num grande debate, principalmente com a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), que marcou, dentre outros aspectos importantes, a formação dos profissionais da educação frente aos desafios da escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais e em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, o presente programa de extensão tem como objetivo proporcionar aos participantes, espaços de conhecimento, diálogo, aprendizagens e troca de experiências acerca das políticas públicas e a garantia de direitos à educação, como reflexo das práticas escolares e instrumentalizar profissionais intersetoriais, da assistência social, saúde, educação e demais interessados para atuação crítica e propositiva em espaços escolares e não escolares de formação humana, educação baseada na política de promoção, proteção e defesa de direitos constitucionais. O programa contempla três ações: Ciclo de debates: Políticas educacionais no contexto da escola: as relações intersetoriais e o trabalho colaborativo; Curso a distância Produção de material adaptado à alunos com deficiências: curiosidades da comunicação em Libras e Braille; Curso presencial O Estatuto da criança e do Adolescente na vida diária: com o pensamento e a mão no imaginário. Essas ações ocorrerão em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, com a disponibilização dos espaços para a realização das ações in loco, com a 36ª SDR, por intermédio da Gerência Regional de Educação, como parceira do presente programa.
Palavras-chave
   Políticas Públicas, Inclusão Escolar, Trabalho Colaborativo, Formação de Professores
Público-Alvo
  O público tem a previsão de envolver profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação, crianças e adolescente vinculadas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e comunidade em geral da 36ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de SC.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Educação Inclusiva - LEDI - Av. Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Educação a Distância - CEAD. www.moodle.udesc.br lediudesc@gmail.com
«« Voltar