«« Voltar
Projeto de Extensão ARTRATIVA
Protocolo do SIGProj:   214632.1079.6460.23102015
De:01/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Susana Cristina Domenech
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DCS - Departamento de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto ARTRATIVA está voltado para pacientes com Artrite Reumatoide (AR). A AR é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das articulações, com conseqüente redução da função articular. As principais queixas são dor e rigidez em múltiplas articulações. Adicionalmente, pode causar mal-estar, nódulos reumatoides, vasculite, atrofia e fraqueza muscular. Estas manifestações levam à diminuição da capacidade aeróbia e das habilidades funcionais, prejudicando a realização das atividades diárias e profissionais. Conseqüentemente, aumentam a ansiedade, reduzem a auto-estima e geram depressão, prejudicando qualidade de vida dos pacientes. A participação em programas de atividade física, adequados às necessidades dessa população, tem demonstrado reduzir o impacto da doença, quanto às disfunções físicas e às habilidades funcionais, incrementando a qualidade de vida dos mesmos. Portanto, o presente projeto pretende oferecer à indivíduos com AR, a possibilidade de participação em um programa de atividades aquáticas específico para indivíduos com de AR, adequado às limitações e necessidades decorrentes da doença. Adicionalmente será disponibilizado um acompanhamento clínico laboratorial, auxiliando no controle da evolução doença. Por fim, acredita-se que a implantação de medidas terapêuticas visando a conscientização da comunidade, a realização de exames periódicos e a prática regular de atividade física, possam reduzir os custos no tratamento e melhorar a qualidade de vida de indivíduos com AR.
Palavras-chave
   Artrite Reumatoide, Hidroterapia, Aptidão Funcional, Qualidade de Vida, Extensão
Público-Alvo
  O Projeto de Extensão “ARTRATIVA” estará aberto para o público maior de 18 anos que apresentem diagnóstico clínico de Artrite Reumatoide. Para participar bastará fazer o agendamento pelo fone de contato (3321-8681).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Análises Multisetorial CEFID/UDESC 3321-8681 Contatos: Susana Cristina Domenech Monique da Silva gevaerd multilab.udesc@gmail.com
«« Voltar