«« Voltar
Incluir com Ciência e Tecnologia
Protocolo do SIGProj:   214065.1079.120921.05092015
De:01/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Mariana Santos Matos Cavalca
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CCT - Centro de Ciências Tecnológicas
Unidade de Origem
  DEE - Departamento de Engenharia Elétrica
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Robótica e Educação” tem por objetivo promover a inclusão social e despertar o interesse pela ciência e tecnologia em estudantes de escolas de Joinville e região, preferencialmente em escolas públicas e em estado de vulnerabilidade social, por intermédio do uso de kits de robótica móvel. O projeto “Ciência ao Alcance de Todos” visa à inclusão social da comunidade em geral por intermédio da divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia. Este projeto tem uma vertente voltada para levar experimentos atrativos de física, química e matemática para as escolas; e outra destinada à realização de mostras sobre ciência e tecnologia em locais públicos de grande circulação de pessoas. O projeto “ALPHA” consiste na utilização da plataforma Arduino e seus periféricos como ferramenta de ensino-aprendizagem para os conceitos básicos de programação em C. O projeto visa através de suas atividades aguçar o desejo pela área de programação e sistemas embarcados, mas, principalmente, pelo ensino superior. Além disso, objetiva-se a melhora da concentração, raciocínio lógico e matemático do discente através das resoluções de problemas e testes lógicos aplicados no decorrer das aulas.
Palavras-chave
   Inclusão Social, Robótica Móvel, Ciência e Tecnologia, Linguagem de Programação, Mostras de C&T.
Público-Alvo
  O projeto “Robótica e Educação” visa trabalhar basicamente com alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental regularmente matriculados, preferencialmente em escolas públicas. Além destes, espera-se também atingir estudantes dos cursos de licenciatura dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física da UDESC para que estes possam incorporar em suas ações práticas inclusivas e estratégias de promoção da acessibilidade. No projeto “Ciência ao Alcance de Todos” o público-alvo é composto de jovens estudantes e professores, em especial os alunos regularmente matriculados nas escolas, em situação de risco e vulnerabilidade social. Nas mostras a serem realizadas no contexto do projeto tem-se como público-alvo crianças, jovens e adultos de modo geral, além de professores das escolas parceiras. No projeto “ALPHA” o público-alvo é composto de estudantes do 8º e 9º ano, regularmente matriculados em instituições de Joinville.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Mariana Santos Matos Cavalca Tel.:(47) 4009-7846 E-mail: mariana.cavalca@udesc.br Grupo PET Tel.: (47) 4009-7943 E-mail: pet@joinville.udesc.br
«« Voltar