«« Voltar
Concreto, além do canteiro de obras
Protocolo do SIGProj:   213663.1079.148339.22092015
De:01/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Kleyser Ribeiro
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CERES - Centro de Ensino Superior da Região Sul
Unidade de Origem
  DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Resumo da Ação de Extensão
  Intitula-se 'Concreto, além do canteiro de obras', a uma forma alternativa de educar história e tecnologia do concreto, aliada à pesquisa de materiais e à produção textual e artística. Em suma, aborda-se como tema principal o próprio concreto, em todos os sentidos da palavra. Enquanto material de construção, ele é conduzido a um patamar bem mais abrangente, sob diversos pontos de vista, na visão do trabalhador da construção civil, do jovem estudante do ensino fundamental, médio ou superior, e do jovem em busca de educação profissional. Aborda-se o material como tema de poesia, de modo a conduzir o concreto ao abstrato, ao lúdico, ao universo criativo dos versos e até mesmo ao mundo imaginário dos desenhos infantis. Como tema de curso de capacitação, proporciona-se conhecimento e cria-se oportunidade de emprego e ascensão profissional, visando combater a desigualdade social. Enquanto isso, numa abordagem prática, usa-se o concreto também para fazer pequenos barcos desenvolvidos para ilustrar a história do concreto e da engenharia em exposições abertas ao público, levando conhecimento além das salas de aula e muito além dos canteiros de obras. Assim, harmoniza-se a produção artística e textual à capacitação profissional e à divulgação da história, unindo o ensino da universidade ao conhecimento popular. Junto com a história, resgata-se a construção de barcos de concreto, usando materiais e tecnologias atuais, agregando pesquisa de materiais e técnicas de construção à produção de protótipos de barcos que levam a história em forma de exposição até praças, escolas e outras instituições de nosso estado.
Palavras-chave
   Concreto, tecnologia, construção, capacitação.
Público-Alvo
  PROJETO 1 - CONCRETO NA HISTÓRIA - Comunidade local e regional. Alunos e funcionários do CERES/UDESC. Estima-se a participação de cerca de 300 pessoas nas apresentações e exposições. PROJETO 2 - CAPACITAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL - Trabalhadores da área de construção civil. Alunos do centro de educação de jovens e adultos. Turma de 25 alunos devido as características do curso e a disponibilidade de espaço. PROJETO 3- CONCRETO EM TRAÇO, VERSO E PROSA - Alunos de ensino fundamental regular da rede pública estadual (Escola de Educação Básica Saul Ulyssea). Alunos de ensino médio regular da rede pública estadual (Escola de Educação Básica Saul Ulyssea). Alunos de ensino superior do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES/UDESC. Pretende-se atingir com a ação os alunos da Escola de Educação Básica Saul Ulyssea num total de aproximadamente 750 pessoas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Materiais e Técnicas de Construção do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES/UDESC. Rua Cel. Fernandes Martins, 270 - Progresso - Laguna - SC. CEP: 88.790-000.
«« Voltar