«« Voltar
Hemeroteca Digital Catarinense: do impresso ao virtual
Protocolo do SIGProj:   213651.1079.6850.25102015
De:01/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Reinaldo Lindolfo Lohn
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  FAED - Centro de Ciências Humanas e da Educação
Unidade de Origem
  DH - Departamento de História
Resumo da Ação de Extensão
  A Hemeroteca Digital Catarinense é um esforço conjunto da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina e da Universidade do Estado de Santa Catarina, em particular do Departamento de História e de docentes do Programa de Pós-Graduação em História, com vistas a divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. Promovendo assim o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf). Trata-se de uma parceria realizada entre o Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED / IDCH - Instituto de documentação e Investigação em Ciências Humanas) da Universidade do Estado de Santa Catarina e a Biblioteca Pública de Santa Catarina - Fundação Catarinense de Cultura. A primeira etapa do projeto encontra-se em andamento e a colaboração entre ambas as instituições tem se mostrado eficaz. Nesta página http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/ é possível acompanhar o quanto já foi feito. Contudo, faz-se necessário dar continuidade ao projeto e ampliá-lo, na medida do possível e dos recursos.
Palavras-chave
   Hemeroteca, História, Jornais, Preservação, Digitalização
Público-Alvo
  O projeto, ora em andamento e com êxito, visa dar continuidade à manutenção e expansão da Hemeroteca Digital Catarinense, ou seja, a digitalização e manutenção de acesso público, por meio de portal na internet, da coleção de jornais da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. Além do portal da Internet, pretende-se organizar uma exposição itinerante de resultados do projeto em instituições de ensino do Estado de Santa Catarina, além de elaborar uma coleção de DVDs com os jornais digitalizados que será enviada para bibliotecas públicas, instituições de ensino e entidades socioculturais. Portanto, o público é bastante amplo, pois abarca potencialmente, todo e qualquer acesso à rede mundial de computadores, além do acesso aos possíveis DVDs e a visitação ao material da exposição. Sabe-se que os maiores interessados serão os cidadãos e pesquisadores de diversas áreas de Santa Catarina, o que é em princípio incalculável. As indicações de público aqui previstas são, assim, absolutamente formais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas - IDCH Biblioteca Pública de Santa Catarina - BPESC Departamento de História da UDESC
«« Voltar