«« Voltar
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Protocolo do SIGProj:   213527.1079.4767.17092015
De:01/03/2016  à  01/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEART - Centro de Artes
Unidade de Origem
  DAV - Departamento de Artes Visuais
Resumo da Ação de Extensão
  O LIFE, laboratório Interdiscplinar de Formação de Educadores é uma política induzida pela CAPES para fortalecer açoes de formação tanto nas licenciaturas quanto na educação básica. Nossa proposta pretende atuar com diferentes públicos: professores, estudantes e pessoas com deficiência. O programa compreende três projetos: “Assessoria para professores de arte nas escolas”, “Família no museu” e “Ciclo de Eventos e Publicações” coordenados por Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva com exceção do último, que é coordenado pelo professor Rafael Gue do CEAD. Como objetivos: a) formação de professores e seus educandos no campo da arte, b) formação continuada e registro da prática e, c) ampliar o acesso de pessoas com deficiência aos espaços expositivos. O projeto “Assessoria para Professores de Arte nas Escolas”, integrado com secretarias de educação amplia a formação estética em serviço. As atividades acontecem de forma contínua e nas modalidades presencial e a distância. Já o projeto “Família no Museu”, amplia o acesso de pessoas com deficiência da produção artística do Museu, desenvolve oficinas e palestras para as famílias participantes. Já o projeto “Ciclo de Eventos e Publicações” propicia desde 2012 o fortalecimento do CINECLUBE PRESENÇA. Apoiado pelo grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão do PPGAV, conta com uma Revista digital e dialoga com a produção dos professores por meio de relatos de experiências. As ações do programa estão vinculadas ao NUPEART e ao PIBID interdisciplinar. A equipe é multi-centro e interinstitucional.
Palavras-chave
   Formação, estética, articulação, extensão, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  O programa é formado por público diferenciado. O projeto Assessoria para Professores de Arte nas Escolas” conta com a participação d educadores, gestores e alunos de escolas públicas. O projeto “Família no Museu” conta com a participação de famílias com filhos com deficiência e educadores de museus e o projeto “Ciclo de Eventos e Publicações” em sua atividade de cine clube tem como participantes, professores, estudantes e funcionários da universidade, público da comunidade e alunos, funcionário, professores e famílias da escola Hilda Teodoro Vieira. O projeto também conta com uma revista virtual disponível no link http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/issue/archive aberta ao público em geral. O projeto atende também demandas da Associação de Arte Educadores do Estado de Santa Catarina em atividades direcionadas a formação de professores de Artes Visuais nas modalidades presenciais e a distância. O Programa também conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em especial alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais, do PIBID Interdisciplinar e do PPGAV (programa de pós-graduação em artes visuais).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE Centro de Artes - Sala 12 do bloco das Artes Visuais - Fone: 33218314. Email: lifeudesc@gmail.com
«« Voltar