«« Voltar
Programa para Avaliação da Qualidade das Ciclovias de Joinville
Protocolo do SIGProj:   213419.1079.91692.14102015
De:01/03/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Fabiano Baldo
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CCT - Centro de Ciências Tecnológicas
Unidade de Origem
  DCC - Departamento de Ciência da Computação
Resumo da Ação de Extensão
  Este programa tem por objetivo avaliar a qualidade das ciclovias da cidade de Joinville no intuito de promover melhores condições de trafegabilidade nas ciclovias da cidade. Para atingir o objetivo serão realizados 3 projetos: Projeto 1 - Atualização das vias cicláveis e coleta de métricas de qualidade das ciclovias de Joinville. Uma das ações do programa é anualmente atualizar as informações das ciclovias implantadas ou reformadas no ano anterior. Além disso, como o projeto pretende avaliar a qualidade das ciclovias, neste ano serão também coletadas métricas de qualidade através do mesmo aplicativo de mapeamento de ciclovias. Projeto 2 - Aprimoramento do sistema de mapeamento de ciclovias. Em edições anteriores deste programa foi desenvolvido um aplicativo para smartphones que realiza a coleta do traçado de ciclovias, mostre estes traçados no aparelho e sugere caminhos que possuem ciclovias, dado um ponto de origem e destino informado pelo usuário. Neste ano, pretende-se incorporar a este aplicativo a coleta de métricas de qualidade de ciclovias selecionadas através de um estudo das metologias existentes. Projeto 3- Estudo e adaptação de metodologias existentes para análise e avaliação de qualidade de ciclovias para o contexto da cidade de Joinville. Neste estudo serão adaptadas também as métricas propostas por estas metodologias para a realidade local. Além da adaptação das metodologias, esta ação também pretende atacar a divulgação de informações sobre o uso seguro da bicicleta em Joinville, dando continuidade a atualização do blog do programa, assim como criando páginas no Facebook, Twitter e Youtube.
Palavras-chave
   Bicicleta, ciclovias, mobilidade urbana, qualidade, segurança
Público-Alvo
  O público alvo deste programa são os estudantes e trabalhadores de Joinville que utilizam a bicicleta como meio de transporte, assim como órgãos municipais de planejamento urbano e viário. Neste ano o intuito do programa é avaliar a qualidade das ciclovias de Joinville e repassar estas informações para os órgãos municipais para que eles tomem providências relativas a sanar os problemas identificados e assim melhorar a qualidade das ciclovias, permitindo assim melhor satisfação e aproveitamento delas pelos ciclistas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato se dará pessoalmente e/ou por meio das redes sociais a profissionais das indústrias, grupos de ciclistas e órgãos municipais para promover a divulgação do programa e de seus resultados. Os resultados serão divulgados no sistema web http://bdes.dcc.joinville.udesc.br:100/ciclo/, no blog: http://bdes.dcc.joinville.udesc.br:100/cicloblog/, e no canal de vídeos que será criado no YouTube.
«« Voltar