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I Curso de Formação Básica de Monitores no Curso de Graduação em Enfermagem da UFPE
Protocolo do SIGProj:   213406.1185.163401.18032016
De:26/03/2016  à  26/04/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Enfermagem - Enfermagem (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  O Curso de Formação Básica de Monitores no Curso de Graduação em Enfermagem da UFPE apresentou como objetivo geral desenvolver uma construção coletiva junto com os alunos interessados em participar da seleção em monitoria, quanto as competências e habilidades necessárias ao desempenho desta função. Para tanto foi considerado os conhecimentos técnico científico, ético e moral como também a sensibilização quanto ao emprego de metodologias ativas no processo ensino aprendizagem. A proposta vem fomentar os projetos de inovação pedagógica proposto pelos docentes do referido curso, como também ampliar a inserção e envolvimento discente na atualização continuada da proposta de ensino que alicerça o Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem. Os conteúdos foram trabalhados com emprego de técnicas de ensino diversas com ênfase na construção crítica e reflexiva do conhecimento. Foi discutido a assistência de enfermagem nos diversos cenários do cuidar com embasamento técnico científico, utilizando o pensamento clínico e o raciocínio diagnóstico. Foi enfatizado o conhecimento interdisciplinar para um cuidar integral ao indivíduo, família, grupo ou comunidade. O compromisso com a qualidade na formação em saúde foi debatido no contexto do modelo assistencial proposto pelo Sistema Único de Saúde. As metodologias ativas foram enfatizadas considerando a valorização dos saberes prévios do grupo como também as possibilidades de ser criativo e de inovar com simulações clínicas, dinâmicas de sensibilização, apreciação de situações problemas ou estudo de casos, elaboração de materiais audiovisuais atualizados e explorar a utilização do laboratório e de procedimentos específicos assegurando mais segurança no contato com o paciente.
Palavras-chave
   Ensino, Enfermagem, Monitoria, SUS, cuidado integral
Público-Alvo
  Alunos do Curso de Enfermagem do 3º ao 8º período, candidatos a monitoria. A ação repercute em vasta comunidade acadêmica que tem suporte dos monitores em atividades curriculares laboratoriais, chegando a aproximadamente 200 alunos
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Utilização ampla do ambiente virtual como facebook, e-mail, WhatsApp.
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